20 Anos de Lei do Enquadramento Base das Terapêuticas Não Convencionais (TNC’s)


Há vinte anos, a 15 de julho de 2003, o Parlamento Português aprovou por unanimidade a Lei do enquadramento base das Terapêuticas Não Convencionais (TNC) – Lei nº 45/2003.

Dez anos depois regulamentou-a, mais uma vez sem qualquer voto contra, aprovando a Lei que regulamenta o exercício profissional das atividades das Terapêuticas Não Convencionais (Lei nº 71/2013).

Estes dois marcos incontornáveis da Saúde em Portugal são os dois pilares sobre os quais assentam as portarias emitidas nos anos seguintes, respeitantes ao exercício e ensino das profissões incluídas nestas Leis.

É tempo de fazer o balanço das duas décadas da Lei das TNC e da década de Regulamentação dessa Lei, do que de positivo e negativo elas trouxeram.
A Comissão Instaladora do Conselho Nacional das Terapêuticas Não Convencionais – Federação Profissional, tem no seu seio, nomeadamente como fundadores de referência, profissionais que estiveram na primeira linha dessas lutas, com inúmeras reuniões associativas, múltiplas audiências parlamentares, reuniões com advogados e variadas instituições, elaborações de propostas, promovendo a convergência, contribuindo para a construção das Leis, em prol das TNC e da saúde pública dos portugueses e tem esse património histórico assumindo essa memória como lições inestimáveis que valorizam a nossa capacidade para continuar a agir.

Para além desses profissionais, não nos podemos esquecer e agradecer a todas as associações das TNC o trabalho incansável que têm desenvolvido ao longo dos anos e que são o garante da qualidade de excelência dos seus profissionais na saúde e no bem-estar dos portugueses.

As questões que hoje se põem são diferentes das que se nos punham no início deste século. A experiência das últimas décadas alavanca a acção presente. É certo que nós fizemos História, mas os actores da História sabem que o futuro não espera por nós. Pelo contrário, somos nós que o construímos. Para isso, temos que avaliar conscientemente a situação presente e delinear sabiamente a estratégia a curto e a médio prazo, visando os nossos objectivos de sempre:

  • a dignificação das profissões e dos profissionais das Medicinas Naturais, designadas na lei portuguesa como Terapêuticas Não Convencionais;
  • a promoção da saúde individual e colectiva da população portuguesa;
  • a luta por um Mundo mais ecológico e sustentável.

São estes os objectivos e os compromissos que assumimos. Não é fácil, mas há lutas que valem a pena. Esta é uma delas. Contamos convosco para ser parte deste projecto.

Juntos somos mais fortes!

A ESMTC, pela Comissão Instaladora do Conselho Nacional das Terapêuticas Não Convencionais – Federação Profissional