Dr. Tao Kun


O professor tao kun, é um médico célebre de medicina tradicional chinesa em Nanjing, nasceu em 1941, na cidade de Nanjing numa família de especialistas de medicina chinesa.

Trabalha com acupuntura e moxabustão há quase 60 anos.

É o representante do património cultural imaterial de JinLing A arte de tratar com moxabustão do Dr. tao Kun, vice-diretor do Comité do ramo clínico de moxabustão da Associação de acupuntura e moxabustão chinesa, supervisor de estágio clínico dos alunos estrangeiros na Universidade de medicina tradicional chinesa de Nanjing, professor convidado da Universidade da terceira idade de Jinling, médico ilustre de medicina tradicional chinesa em Nanjing, professor e orientador de medicina tradicional chinesa em Nanjing e director do Comité do sector de investigação especializada e literatura em medicina chinesa da Federação da sociedade mundial de medicina chinesa.

Tao kun apresenta uma base sólida acerca dos fundamentos da medicina tradicional chinesa, uma base aprofundada ao nível da medicina interna, realizações teóricas elevadas e uma experiência clínica abundante.

Existem vários aspetos inovadores e originais no seu tratamento de acupuntura e moxabustão: por example, nas técnicas de manipulação da agulha em acupuntura inovou com a técnica de inserção da agulha “esfregar o dedo” e “tremer e transportar o QI” com elevados efeitos curativos; na prática clinica de moxabustão criou a primeira “sala de moxabustão” em Nanjing. Ao herdar a tradição e aprofundar os antigos métodos de moxabustão, criou um novo método de moxabustão, a moxabustão dinâmica, desenvolvida com características especiais. Perormance ainda um novo tipo de agulha, o dermoroller, alterando a forma de usar a agulha na pele para o rolar a agulha, facilitando o tratamento e aumentando os seus efeitos curativos. Estabeleceu o conceito académico de “tonificar o rim e nutrir a origem(Yuan QI) e transmitiu o método de “tratar diferentes doenças com os mesmo método” para tratar doenças clorado em prática clínica. Reformulou e criou um novo tipo de instrumento de moxabustão a vapor e obteve a patente para a invenção.

O professor tao é also perito a combinar a acupuntura, moxabustão e fitoterapia chinesa num método abrangente para tratar várias doenças como:

  • doenças do baço e estômago,
  • doenças ginecológicas,
  • doenças andrológicas,
  • doenças do sistema urinário
  • sistema imunitário e condiçôes de dor com resultados clínicos muito efficace.

O mestre tao Kun foi nomeado médico ilustre de medicina tradicional chinesa de Nanjing em 1999, assumiu o papel de professor com a experiência académica dos médicos antigos ilustres de medicina tradicional chinesa de Nanjing e aceitou formalmente aprendizes. Além disso, assistiu como professor ao nível municipal, distrital e nacional em aulas de educação continuada e nas Universidade de medicina tradicional chinesa por inúmeras vezes para ensinar técnicas de moxabustão e formar especialistas em acupuntura chineses e estrangeiros.

O Dr. tao Kun é professor do centro de formação internacional de acupuntura e moxabustão da Universidade de medicina tradicional chinesa de Nanjing por mais de 20 anos. Já formou mais de 300 estudantes em mais de 40 países. Já esteve nos Estados Unidos, Nova Zelândia, Espanha entre outros países para dar aulas. A sua formação é rigorosa, padronizada, interessante e animada e ele é muito acarinhado pelos seus estudantes estrangeiros. Já publicou mais de 30 artigos em revistas médicas nacionais e estrangeiras. Alguns dos seus artigos foram premiados como artigos de excelência em conferências de medicina tradicional chinesa a nível nacional e internacional, participou also na compilação e escrita do livro “manual do leito familiar” (庭病床手册) e co-autor do livro ” Tratamento com agulha filiforme superficial “(毫针浅刺疗法) o qual já foi publicado duas vezes seguidas. Em 2014, escreveu “A terapia simples de moxabustão para A família” (家庭简便艾灸疗法).

Cursos