Antes do seu uso medicinal ser descoberto, a cevada foi o alimento principal das civilizações ocidentais antigas.
O que é
A cevada é um cereal bastante resistente, oriundo da Ásia Ocidental e das ilhas Etíopes. Inicialmente, começou-se por cultivar cevada e outros grãos para fabricar cerveja e, somente depois do descobrimento da bebida, se percebeu como usar as leveduras cervejeiras e a cevada para fabricar pão.
Por muito tempo, a cevada foi o alimento principal das civilizações ocidentais antigas.
Propriedades
A cevada é nutritiva, ligeiramente laxativa, alcalinizante, anti-escorbútica, anti-térmica, depurativa, diurética, emoliente, expectorante, tónica e digestiva.
Em que situações deve ser utilizado
Óptima para o tracto hepático (fígado) e digestivo.
Para o alívio de úlceras no estômago.
Baixa os níveis de colesterol.
Previne cáries dentárias e a queda do cabelo.
Como se utiliza
Utiliza-se as sementes. Em termos nutritivos, a cevada compara-se a cereais como o trigo e o centeio. Pode ser consumida na forma de sopas, saladas, guisados e pães.
Da cevada pode-se extrair o malte, que é usado no fabrico de alimentos dietéticos, pois tem o poder de auxiliar no processo digestivo de alimentos farináceos e feculentos, impedindo a sua fermentação nos intestinos. Além disso, o malte é utilizado como matéria-prima nas indústrias cervejeiras. Este é muito benéfico na dieta dos doentes do estômago, hepáticos, diabéticos e com colite.
Modo e quantidade de administração
Para infecções na garganta: ferva 70g de cevada num litro de água, por 20 minutos. Quando estiver morno, filtre o líquido, adoce com uma colher de mel e misture bem. Faça gargarejos durante o dia.
Para inflamações do intestino, como a colite: ferva três punhados de cevada lavada, num litro e meio de água durante 10 minutos. Deixe arrefecer e filtre o líquido, adoce com mel e beba várias chávenas ao dia.
Os grãos de cevada cozidos: ajudam a combater febre, afecções do estômago e vias urinárias, problemas do fígado, intoxicações, escorbuto, desnutrição, convalescência, bronquite e edemas.
Cevada na forma de pomada ou de compressa: são usadas contra ulcerações e inflamações na pele.
Perigos durante a gravidez e a amamentação
Não foram encontradas quaisquer contra-indicações.
Como se conserva
Sementes: devem ser guardadas em sacos de tecido natural ou plástico transparente, bem fechados e em local bem arejado.
Classificação na medicina tradicional chinesa
É de natureza fria e o seu sabor doce e salgado. Tonifica o Yin e o sangue.
Meridianos onde actua
Estômago e Baço-pâncreas.
Nomes vulgares
Cevada.
Nome botânico
Hordeum vulgare.
Outra informação sobre o medicamento
A primeira cerveja de que se tem notícia foi fabricada há cerca de 5500 anos pelos sumérios, um povo que vivia na Mesopotâmia (parte do actual Iraque). Além desses, também os assírios e babilónios foram exímios cervejeiros.
Fazia-se a bebida misturando água, pão semi-cozido, malte de cevada e sumo de tâmaras ou tamarindos. Seguia-se a fermentação do preparado em fogo de madeira acácia.
Algumas receitas de cerveja aparecem inscritas nos antigos muros da pirâmide de Gizé.
Autor
Diana Pinheiro, ESMTC (Especialista em Medicina Tradicional Chinesa)