Descubra como é feita a distribuição das diferentes formas de energia, assim com as classificações e funções do Qi.
Apesar do Qi ser único, na prática diferencia-se em formas específicas de acordo com a sua localização e funções. Um sinólogo identificou 32 categorias de Qi na literatura chinesa dos últimos 2500 anos, referindo-se que os chineses entendem o Qi com um fenómeno geral que possui aspectos e funções variadas
Deste modo, consoante a origem, as zonas em que se difunde e as suas propriedades fisiológicas é possível distinguir diferentes tipos de Qi. Entre estes destaca-se:
– A energia original: Yuan Qi.
– A energia do centro: Zong Qi.
– A energia nutritiva: Ying Qi.
– A energia defensiva: Wei Qi.
O Zheng Qi ou energia correcta, não é outro tipo de Qi, mas simplesmente uma designação genérica dos vários tipos de Qi que têm por função proteger o corpo da invasão dos agentes patogénicos externos. Esta é uma designação empregue habitualmente em relação, ou por contraste, com o factor patogénico (Xie Qi), e indica a resistência do corpo às patologias de origem externa.
A classificação e funções do QI – Formas, Origem e Funções
O Yuan Qi (original)
Está intimamente relacionado com a essência, depende da função de transporte do Triplo aquecedor para circular em todo o corpo. Tem a sua origem no Jing Inato, alimentado pelo Jing adquirido. Está armazenado entre os dois Rins (no Dantian inferior – na Porta da Vida). Força motora dos órgãos. Relaciona a essência com os ciclos e o Qi do dia-a-dia. Base do Qi do Rim. Actividade funcional do Rim. Facilita a transformação do Qi do alimento e do ar em Zhen Qi. Facilita a transformação do Qi do alimento em sangue no coração. Da sua origem entre os Rins, este passa através do Triplo aquecedor e espalha-se pelos órgãos internos e pelos meridianos.
Gu Qi (do alimento)
Primeira fase de transformação dos alimentos. Sobe aos pulmões para se combinar com o ar, passando de seguida ao coração para formar o sangue.
Zong Qi (do peito)
Reunião do Qi puro inalado pelos pulmões com o Qi produzido e posto em circulação pelo Estômago e pelo Baço. Armazena-se no peito. Nutrir o coração e os Pulmões. Promover as funções dos pulmões de controlo da respiração. A força e a fraqueza da fala e da respiração dependem da qualidade do Zong Qi. Promover a função do coração de governar o sangue e os vasos sanguíneos.
Zhen Qi (Qi vital)
O Zong Qi transforma-se em Zhen Qi através da acção catalítica do Yuan Qi. Tem origem nos Pulmões e é o Qi que circula nos meridianos e nutre os órgãos. Assume duas formas diferentes, o Ying Qi e o Wei Qi que têm funções distintas, uma mais nutritiva outra mais defensiva.
Ying Qi (nutritivo)
A sua origem deriva do Zong Qi e circula nos meridianos e tem como funções, nutrir os órgãos e todo o corpo.
Wei Qi (defensivo)
Tem a raiz no Aquecedor inferior (Rins), é nutrido pelo médio (Baço, Estômago) e espalha-se no superior (Pulmões).
Vê a sua origem também no Zong Qi. É de natureza mais impura e como não pode circular nos meridianos circula nos órgãos internos e no espaço entre a pele e os músculos. Tem como principais funções a protecção do organismo dos factores patogénicos, controla a abertura e o fecho dos poros, regula a temperatura do corpo e aquece os órgãos e humedece a pele e os cabelos.
Ana Varela e Lurdes Carvalho, ESMTC. (Especialistas de Medicina Tradicional Chinesa)