Agulhas na orelha | Auriculoterapia


O que é a auriculoterapia e quais as suas vantagens? Existem restrições à sua prática? Descubra esta faceta da acupunctura.
O que é a auriculoterapia?
A auriculoterapia é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa que consiste na aplicação de agulhas de acupunctura, em pontos específicos da orelha, para tratamento de patologias relativas aos órgãos, diferentes áreas do corpo e sua ação funcional.
Esta técnica é utilizada, principalmente, como complemento da acupunctura sistémica.

Quais as vantagens deste método?
Este método é vantajoso uma vez que permite tratar patologias utilizando apenas a orelha, sendo muito eficaz, por exemplo, no tratamento de dores. Outra vantagem é o facto de o paciente poder continuar o tratamento em casa, mediante a aplicação de sementes ou agulhas intradérmicas, que são estimuladas pelo próprio, potenciando deste modo os efeitos da terapia.
A auriculoterapia pode ser utilizada não só na vertente de tratamento mas, também, como um método de diagnóstico, refletindo cada ponto, a vitalidade do órgão, área ou ação a que é atribuído.
Assim pode-se utilizar a auriculoterapia na manutenção da saúde e na prevenção de enfermidades.

Qual a origem da auriculoterapia?
A auriculoterapia teve a sua origem na China, remontando a sua história a mais de 2000 anos. O clássico da Medicina Interna do Imperador Amarelo descreve como certos canais energéticos convergem na orelha. Diversas figuras encontradas em antigos templos da China, Tailândia e outros países da Ásia Oriental, mostram pessoas que estão a ser tratadas com auriculoterapia.
Ao aperfeiçoar esta técnica, estudos antigos e outros relativamente recentes, foram designando características terapêuticas das distintas regiões da orelha, até chegarem ao mapa completo da orelha que hoje se conhece.

Em que casos não deve ser aplicada?
Não deve ser aplicada caso a pele da orelha esteja danificada (possua feridas) ou a cartilagem esteja inflamada.
Autor
Ana Rita Lopes, Especialista de Medicina Tradicional Chinesa, ESMTC.