A Tui Na só por si restabelece o equilíbrio? E que cuidados se devem ter na massagem? Saiba tudo.
Quais as situações em que a Tui Na não oferece resultados terapêuticos?
Não há nenhuma situação, pelo menos teoricamente, em que a Tui Na não possa oferecer resultados, visto que a teoria usada é a mesma da acupunctura, da fitoterapia, etc. Há, no entanto, condições óbvias em que a massagem está contra-indicada, para além daquelas situações temporárias em que está contra-indicado qualquer terapia de Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Nenhum terapeuta fará massagem, por exemplo, sobre uma área do corpo que tenha sido recentemente queimada ou directamente e de forma penetrante sobre o ventre de uma mulher grávida. Pode usar-se, no entanto, pontos distais em tonificação, dispersão ou harmonização que beneficiem a recuperação ou gestação nestes casos.
Em que condições do paciente não deverá ser aplicada a massagem Tui Na?
A Tui Na está contra-indicada nos casos em que haja uma alteração energética no corpo da pessoa a ser massajada. Por exemplo, em casos de embriaguez, muita fome ou período longo sem comer, quando a pessoa está muito cheia ou imediatamente após as refeições, não se devem executar manipulações de carácter profundo sem um diagnóstico claro.
Do mesmo modo, não se devem executar manipulações se houver a possibilidade de provocar ou agravar a condição patológica, tal como em abcessos, úlceras cutâneas, queimaduras, tumores malignos, e não executar manipulações durante o período menstrual, sobretudo, no abdómen e região lombar.
Quais os cuidados a ter na massagem?
Em primeiro lugar terão de se ter em conta as contra-indicações da massagem. Depois deve-se verificar o local onde é realizada a massagem. Deverão evitar-se locais com correntes de ar, muito barulho, demasiado calor, frio, humidade ou vento. Qualquer um destes factores poderá agravar a patologia instalada.
Há ainda que ter em conta a idade e a constituição do paciente e da patologia existente, de forma a não debilitar mais a condição de que se sofre (se a manipulação for demasiado forte) ou a evitar que a massagem não seja eficaz (se a manipulação for demasiado leve).
Em que patologias a Tui Na se revela mais eficaz?
A sua gama de aplicação é tão vasta e abrangente quanto o possível a qualquer terapia da MTC.
A Tui Na só por si restabelece o equilíbrio ou há que complementá-la com acupunctura, por exemplo?
A Tui Na só por si poderá restabelecer o reequilíbrio energético. No entanto, existem condições em que será conveniente uma aplicação mais “contínua”. Para tal, poderá recorrer-se à acupunctura (em que as agulhas estão colocadas num ponto durante um determinado tempo) ou à fitoterapia (em que o tratamento é continuado durante dias).
Uma sessão de Tui Na, em média, demora quanto tempo?
Uma primeira sessão de Tui Na dura em média uma hora e 30 minutos, em que a massagem dura entre 45 minutos e uma hora, sendo o restante para o interrogatório e diagnóstico.
As sessões seguintes duram, em média, 45 minutos e uma hora, incluindo a massagem, avaliação dos resultados dos tratamentos anteriores e confirmação do diagnóstico.
E um tratamento implica quantas sessões? E qual a regularidade?
Um tratamento não tem um número de sessões definido. Depende da natureza da patologia, da capacidade energética regenerativa do paciente e da correta aplicação das técnicas de Tui Na por parte do terapeuta.
Na China, a regularidade de tratamento de uma patologia aguda seria diária ou quase diária. No Ocidente, mesmo no caso de patologias agudas, fazem-se sessões semanais ou bissemanais. Nos casos de patologias crónicas ou nos casos de tratamento preventivo, a regularidade poderá ser ainda mais espaçada. Poderá ir de 2 em 2 semanas, uma vez por mês ou até uma vez no início de cada estação.
Autor
Paulo Oliveira,( Especialista de Medicina Tradicional Chinesa), ESMTC.