Aconteceu com enorme sucesso o I Congresso Mundial Acupunctura e Medicina Tradicional Chinesa no séc. XXI 9-10 Novembro 2019


Como muitos de vós certamente sabem porque participaram, realizou-se, com muito sucesso, nos dias 9 e 10 de Novembro 2019 no Centro de Congressos do Estoril o I Congresso Mundial de Acupunctura e Medicina Tradicional Chinesa no séc. XXI. O evento decorreu durante um fim de semana que ficou marcado pelo presença de inúmeras individualidades, profissionais, professores, experts destas áreas, totalizando mais de 500 participantes oriundos de cerca de 20 países dos 4 cantos do globo, como a Austrália, Alemanha, Itália, China, Brasil, Canadá, Gabão, entre outros. Decorrendo num ambiente de entusiasmo, num espaço confortável com ótima luminosidade e perto do mar, os conteúdos científicos e académicos atingiram níveis muito altos, com a presença de defensores e promotores da MTC, responsáveis por avanços das legislações nos seus países, vindos dos vários continentes. Para além disso, o espaço dedicado à Prevenção contou com a presença de famílias, estudantes e outros interessados em aprender mais sobre saúde, dietética, chi kung, massagem, etc.

A comunidade da ESMTC esteve também presente em peso, pela participação nos Fórums (Forum da Educação com Prof.a Deolinda Fernandes e no Forum da Validação com o Prof. José Faro e Prof. Ana Varela) seja pelas intervenções enquanto palestrantes no Programa Científico (Prof. Ana Varela e Prof. Pascoal Amaral) e no Programa da Prevenção (Prof.a Raquel Marques, Prof. Nelson Mártires, Prof. Paulo Oliveira e Prof. Diana Pinheiro) entre outros, nomeadamente vários antigos alunos ESMTC. Os actuais alunos do Curso de MTC e de Instrutores de Chi Kung também marcaram presença em grande número. De realçar também a forte adesão ao stand partilhado da ESMTC e APAMTC montado e animado por funcionários, professores e alunos ESMTC, através de demonstrações de Massagens Tuina, aplicação de inquéritos para um projecto de investigação da ESMTC sobre os 9 Tipos Constitucionais que pode ser feito a mais de 100 pessoas que por lá passaram.