Acupunctura – Queda de Cabelo


Evite a queda de cabelo através do tratamento do couro cabeludo com acupunctura e moxa.

No início do Outono a queda de cabelo acentua-se. Tal como as folhas das árvores, o cabelo tem tendência para secar e cair com maior intensidade. É o cair da folha.

Um tratamento de acupunctura (que pode implicar várias sessões) poderá consistir na aplicação do “martelo das sete pontas”, seguido de moxa e da estimulação eléctrica de algumas agulhas colocadas no couro cabeludo. Estes três tratamentos estimulam a circulação energética e sanguínea no couro cabeludo, incentivando a nutrição e fortalecimento do cabelo. Quanto mais irrigado for o couro cabeludo, mais nutrientes se activam e menos seco o cabelo fica.

Para além disso, o seu acupunctor fará certamente o diagnóstico segundo a Medicina Tradicional Chinesa, e procederá, provavelmente, a um reequilibro energético do Pulmão e do Rim – que são os órgãos mais estreitamente relacionados com o cabelo.
É possível efectuar o tratamento localizado, dispensando o diagnóstico aqui referido. Contudo, a eficácia tende a aumentar com um diagnóstico completo de Medicina Chinesa, pois qualquer alteração que surja no corpo está relacionada com o estado de equilíbrio geral desse organismo.

Autor
Nuno Lemos e José Faro (Especialistas de Medicina Tradicional Chinesa).