Crescimento, regulação da temperatura, controlo das funções fisiológicas. Tudo depende do Qi e da sua circulação.
O Qi é descrito como energia e é a base de todas as actividades fisiológicas inerentes ao organismo.
Podemos resumir as actividades do Qi em 5 aspectos:
1. Promover a função.
2. Regular a temperatura do corpo.
3. Promover a defesa do organismo.
4. Controlar as actividades fisiológicas.
5. Transformar os fluidos e a essência.
Analisemos agora cada uma destes pontos.
1. Promover a função
O crescimento e desenvolvimento do corpo humano estão dependentes do Qi. Ele promove também as actividades fisiológicas dos órgãos, assim como estimula e fortalece os meridianos e garante a circulação sanguínea (assegurando a nutrição dos tecidos). Nesta função também se encontra a correcta distribuição dos líquidos orgânicos. Quando existem perturbações na circulação energética, e esta função é danificada, a pessoa sofre atraso no crescimento, os órgãos não funcionam correctamente (hipofuncionamento), existem problemas de circulação sanguínea e produz-se humidade e mucosidade (devido à não transformação e distribuição equilibrada dos líquidos orgânicos).
2. Regular a temperatura corporal
É o Qi que reajusta e equilibra a temperatura corporal. Uma disfunção que prejudique o Yang Qi leva a uma diminuição do aquecimento corporal, culminando com o aparecimento de frio generalizado. Por outro lado, uma diminuição do Yin Qi conduz a um aumento da temperatura corporal, com estados febris.
3. Promove a defesa do organismo
O Qi, mais especificamente o Wei Qi, circula ao nível da pele e protege o corpo contra os factores patogénicos externos. O Wei Qi também actua contra esses factores patogénicos externos quando eles conseguem entrar no corpo.
4. Controlar as actividades fisiológicas
É o Qi que mantém os órgãos no seu lugar e que assegura a manutenção dos mesmos, assim como a retenção dos líquidos orgânicos. Funções como urinar, transpirar e salivar estão dependentes deste controlo. Sintomas como, suor espontâneo, incontinência urinária, retenção urinária, espermatorreia (libertação involuntária de esperma, sem orgasmo e outros, indicam que há problemas com esta função do Qi.
5. Transformar os fluidos e a essência
Este processo designa-se Qi Hua e refere-se a dois aspectos distintos: ao processo de transformação mútua entre o Qi, fluidos e essência; e a actividade funcional dos órgãos e vísceras (como as relações de transformação entre Qi e Sangue que ocorrem entre eles). Um desequilíbrio na primeira função pode originar um Vazio de Yin, Estagnação de Qi ou Vazio de Qi; problemas na segunda função podem originar perturbações na circulação do Qi ou do Sangue no corpo (em particular ao nível dos órgãos).
Nuno Lemos, ESMTC – Especialista de Medicina Tradicional Chinesa.