Descontraia antes do chikung


Antes de começar qualquer atividade física, é necessário preparar o corpo e a mente. Descubra porquê.

Porque é preciso descontrair antes da prática de chikung?
O relaxamento do corpo e da mente é uma etapa muito importante como preparação para qualquer exercício de chikung. Se o corpo está tenso, a mente agitada, a energia não poderá circular bem e os efeitos das posições serão menos eficazes.
Antes da sessão reserve alguns minutos para se desligar das suas preocupações e pensamentos da vida quotidiana.

Em que posições podemos fazer essa preparação de relaxamento?
Prepare-se mentalmente escolhendo uma de três posições para o efeito: deitado, de pé ou sentado.

Como descontrair na posição deitado?
Para muitas pessoas a posição de descontracção estando deitado parece mais fácil e natural. Deite-se de costas. Estique a nuca colocando o queixo ligeiramente para dentro e fazendo com que fiquem em contacto com o chão o máximo de vértebras possível. Desfaça ligeiramente a concavidade/curvatura dos rins colocando, por exemplo, uma almofada debaixo dos joelhos.

Como se deve respirar?
Comece por observar a sua respiração ao nível do abdómen: é curta, longa, regular, entrecortada? O abdómen sobe quando inspira? Depois de observar a sua respiração faça quatro inspirações profundas enchendo o ventre como se este se tratasse dum balão grande. Expire lentamente pelo nariz.

O que fazer mentalmente?
Mentalmente, dê uma volta por cada uma das partes do seu corpo observando as sensações de peso, de calor. Comece pelo rosto, a testa que se alisa, as pálpebras que pesam, os maxilares que se descontraem, deixando aparecer um ligeiro sorriso. Depois o pescoço e os ombros que se desprendem. Continue pelos antebraços e mãos. Observe de seguida o tórax e o peito que se levantam ao ritmo lento e regular da sua respiração. As costas, os rins e as nádegas repousam todo o seu peso sobre o chão.

As ancas, a bacia, depois as pernas, a barriga das pernas. Termine pelos pés e sinta o peso, o calor que se sente na planta e em cada um dos dedos dos pés.
Após este passeio mental por cada uma das suas partes do corpo, coloque uma mão sobre a outra e as duas sobre o abdómen ao nível do Dan Tian, 2 a 3 cm abaixo do umbigo.
Observe a sua respiração alongando-se progressivamente sem forçar. Pode contar mentalmente as inspirações e expirações. Por exemplo: de 1 a 5 para a inspiração e a expiração. Passe de 5 para 7 ficando concentrado sobre a sua respiração. Sinta o seu abdómen subir e um calor ligeiro propagar-se sob as suas mãos testemunhando a circulação do Qi. Prolongue este relaxamento durante alguns minutos, depois volte lentamente à posição de pé para continuar a sessão.

Autor
Deolinda Fernandes, ESMTC. (Especialista de Medicina Tradicional Chinesa).