O que é a Acupunctura?


A Acupunctura é a inserção de agulhas filiformes no corpo, em pontos específicos reconhecidos como efectivos no tratamento de perturbações de saúde específicas. Estes pontos foram detectados e registados pelos Chineses ao longo de um período de vários milhares de anos. Recentemente, pesquisas electromagnéticas confirmaram as suas localizações.

Como funciona a Acupunctura?

A Medicina Moderna Ocidental não consegue explicar como funciona a Acupunctura. A Acupunctura Tradicional baseia-se nas antigas teorias Chinesas acerca do fluxo de Qi (Energia) e Xue (Sangue), através de meridianos ou canais específicos que cobrem o corpo de forma semelhante aos nervos, veias e artérias. De acordo com a antiga teoria, a Acupunctura permite que o Qi flua para áreas onde está Deficiente e para fora das áreas em que se encontra em Excesso. Desta forma, a Acupunctura regula e restabelece o equilíbrio energético harmonioso do corpo. Em Chinês existe um ditado: “Não há dor onde há livre fluxo; se há dor não há livre fluxo”.

Que problemas podem ser tratados por Acupunctura?

A Organização Mundial de Saúde estabeleceu que a Acupunctura é adequada para tratar as seguintes perturbações:

  • Ouvidos, Nariz a Garganta
    Dores de dentes, dores pós extracções dentárias, dores de ouvidos, inflamações nos seios peri nasais, inflamação ou secura nasal.
  • Respiratórias
    Asma brônquica sem complicações secundárias em adultos e crianças.
  • Gastrointestinais
    Problemas do trato digestivo, soluços, inflamação do estômago, úlceras duodenais crónicas, inflamação do cólon, obstipação, diarreia, disenteria provocada por certas bactérias.
  • Olhos
    Inflamação da conjuntiva, inflamação da retina, miopia (em crianças), cataratas não complicadas.
  • Sistema nervoso e muscular
    Dores de cabeça, enxaquecas, certas paralisias faciais ou dores nervosas, debilitações parciais depois de acidentes vasculares cerebrais, inflamação de terminações nervosas, incontinência urinária nocturna, dores no ombro, cotovelo de tenista, ciática, dores lombares e osteoartrites.

A Acupunctura é usada há muitos séculos na China para tratar muitos outros problemas.

Acupunctura: a que profundidade penetram as agulhas?

Depende da natureza do problema, da localização dos pontos seleccionados, da estatura, da idade e da constituição do paciente, bem como do estilo ou escola do acupunctor. Usualmente as agulhas são inseridas a uma profundidade entre 7 e 30 milímetros.

Provoca dor?

Se o praticante obteve um estímulo correcto com a agulha, o paciente deverá sentir uma certa cãibra, peso, distensão, formigueiro ou sensação eléctrica, quer à volta da agulha quer subindo ou descendo o meridiano afectado (canal de circulação de energia). Na língua chinesa a Acupunctura é bu tong, sem dor. Algumas culturas Ocidentais podem classificar estas sensações como tipos de dor. Em qualquer caso, se experimentar algum desconforto, será habitualmente ligeiro.

As agulhas são seguras?

A melhor prática entre os acupunctores actuais é a utilização de agulhas esterilizadas na origem, embaladas individualmente e descartáveis. As agulhas não devem ser guardadas e usadas novamente em tratamentos posteriores do mesmo paciente. Isto elimina a possibilidade de transmitir doenças contagiosas por uma agulha contaminada.
Que critérios se deve usar para escolher um acupunctor?
Os pacientes devem perguntar onde o praticante obteve a sua formação, quanto tempo durou, há quanto tempo exerce e qual a sua experiência no tratamento da sua perturbação específica. Em países onde o exercício da Acupunctura se encontra regulamentado devem pedir os documentos oficiais comprovativos da sua competência (tal é o caso, por exemplo, de cerca de metade dos estados americanos, Canadá, Austrália, Alemanha e países do norte da Europa). Nos outros países, como Portugal, o facto de pertencer a associações profissionais do sector pode ser um indicador importante a juntar à reputação pública do praticante.
O que devo saber acerca dos tratamentos propostos?
O seu terapeuta explicará a natureza do seu problema, segundo a Medicina Tradicional Chinesa, bem como o tratamento que recomenda. Deverá analisar consigo os benefícios e limitações do tratamento proposto, bem como as outras opções de tratamento existentes, quer praticadas por ele próprio quer por outro terapeuta ou por um médico.

A Acupunctura é compatível com os outros cuidados médicos?
A Acupunctura é perfeitamente compatível com os cuidados médicos convencionais. Para os alterar ou prescindir deles deve consultar o seu médico, e conversar sobre isso com o seu terapeuta. A colaboração e complementaridade entre ambos assegurará para si os melhores resultados.

ESMTC – Escola de Medicina Tradicional Chinesa