O que é o Chi Kung?


O Chi Kung é uma maneira de preservar a saúde e manter a boa forma física e psicológica. É um treino da vontade e da respiração.

Não apresenta nenhum perigo se é praticado sob orientação de um mestre, com moderação e equilíbrio. Não requer nem movimentos bruscos, nem estiramentos exagerados. Os exercícios podem ser praticados de pé, sentado, deitado ou em movimento, com sequências de diferentes figuras inspiradas na natureza. É possível unirmo-nos ao universo e captar a energia cósmica, seja a do magnetismo celeste seja a da força telúrica da Terra.

Para a sua prática é preciso treinar a vontade e a respiração, e desenvolver elevados princípios de moral.

No desporto, permite aumentar o rendimento físico do atleta de competição, visto que faz aumentar naturalmente a resistência assim como a rápida libertação de energia muscular.

Nas artes marciais, proporciona capacidades de resistência muscular e ósseas prodigiosas, que oferecem resultados espetaculares, como o de partir tijolos, resistir a golpes de armas brancas, suportar pesos consideráveis sobre o corpo.

É este aumento da resistência e da moral, juntamente com o da flexibilidade e do controlo durante o combate, que faz que o Chi Kung marcial, o Wu-Shu, seja a base de treino dos soldados do exército regular chinês.

Na Medicina, o seu campo de ação é muito amplo. E este é o domínio mais inovador e revolucionário desta disciplina. No entanto, a maioria dos praticantes procura o Chi Kung como forma de preservar a saúde e manter a boa forma física e psicológica.

É a sua efectividade nestes domínios que tem assegurado uma rápida difusão na China e, agora, no Ocidente. Na Europa, cada vez mais adeptos fazem experiências para aprenderem a escutar o seu corpo, a sentir a energia deste e a conhecer-se a si próprios.

E você, já pensou em experimentar?

Autora

Deolinda Fernandes (Especialista de Medicina Tradicional Chinesa) ESMTC