Os directores da ESMTC fizeram visita oficial à China


Em Maio e início de Junho 2018, os directores da ESMTC, Prof. José Faro e Prof. Deolinda Fernandes estiveram na China, em visita oficial para participarem na 3ª Conferência Internacional do Comité de Medicina Preventiva em MTC da WFCMS, Comité em que o Prof. Faro é Vice-presidente e co-fundador. 
A Conferência teve lugar de 22 a 24 de Maio em Nanchang, província de Jiangxi, contando com cerca de 300 participantes vindos das Universidades de Shanghai, Jiangxi, Nanjing e também uma delegação da ESMTC. 
A sua comunicação teve como título “A Medicina Preventiva em Portugal : Relatório das Actividades desenvolvidas da Escola de Medicina Tradicional Chinesa em Lisboa”.
 
Tendo já estado presente na Conferência inaugural do Comité que teve lugar em Nanjing em 2016, nessa altura escreveu e publicou em conjunto com Prof. Deolinda Fernandes um interessante ensaio sobre o tema “O Tratamento Preventivo em MTC e a Educação do Paciente para a Saúde”, tendo sido um tema extremamente bem recebido e também o Prof. largamente congratulado pelas vitórias legislativas obtidas naquele ano em Portugal. 
Os professores regressaram a tempo de participar na Grande Concentração pelas TNC  do dia 4 Junho no Marquês de Pombal: uma marcha lenta até à Assembleia da República. Nela estará patente a reivindicação de concluir a legislação sobre as TNC que, apesar de pioneira na Europa e aplaudida na China, tem ainda várias lacunas que não podem esperar mais por uma resolução que se não acontecer viola princípios e direitos consagrados na Constituição Portuguesa – como o direito ao trabalho, em condições iguais.