Pagar os estudos fazendo “TRABALHOS DE CASA”


Estudantes da ESMTC podem auto-financiar o seu Curso a partir do 3º ano

3º ANO

A partir do início do 3º ano, os alunos do Curso de Medicina Tradicional Chinesa podem, a título opcional, usar as salas de tratamento da ESMTC para atenderem os seus próprios pacientes, usando apenas a Massagem Terapêutica Chinesa-Tuina.

Para o efeito, os dois primeiros anos do Curso incluem formação intensiva em Tuina – parte integrante da Medicina Tradicional Chinesa – e nos conhecimentos de Medicina Tradicional Chinesa indispensáveis ao exercício qualificado deste tipo de massagem terapêutica: Diagnóstico, Teorias Básicas da MTC, Localização de pontos de Acupunctura, Bases Clínicas da MTC, Anatomia, Fisiologia e Fisiopatologia, Ética e Deontologia Profissional, etc.

Além disso, um dia por semana de estágio, ao longo de todo o 2º ano, em contacto real com centenas de pacientes de Tuina e na presença constante de uma equipa de professores-orientadores com longos anos de experiência desta actividade, remata uma preparação de qualidade para o início destas funções.

Continuando sob tutela de professores com o maior curriculum nesta área em Portugal, podem solicitar o apoio necessário para discussão e análise de todos os casos que quiserem aprofundar.

Além de aumentar a sua experiência e de cultivar uma atitude de responsabilidade pessoal perante os utentes, podem assim aliviar os seus orçamentos, ou os das suas famílias, numa época em que o acesso ao ensino de qualidade sofre os impactos negativos da situação económica do país.

5º ANO

Passando a usar todas as áreas da Medicina Tradicional Chinesa, os alunos que completam o 4º ano passam a dispor de um horário no Centro de Consultas da ESMTC para atendimento dos seus primeiros pacientes próprios, preparando uma base de utentes para a sua plena entrada na vida profissional, após o fim do 5º ano. Ao mesmo tempo, os honorários resultantes poderão contribuir para o custeamento das suas próprias propinas.

Este exercício clínico, facultativo, é independente do Estágio Clínico obrigatório que se desenrola no Centro de Consultas da ESMTC desde o início do 2º ano até ao fim do 5º ano. Será tutelado pela ESMTC, através de professores com vasta experiência clínica e docente, num regime de proximidade e total disponibilidade para a orientação e discussão dos tratamentos e dos respectivos resultados.

Estes complementos de prática clínica expressam fielmente os níveis reais de formação e competências adquiridas dos alunos, garantindo eficácia e total segurança.
Esperamos assim reforçar a sua preparação para a profissão e a divulgação da Medicina Tradicional Chinesa.