Current Status
Price
Get Started
Apresentação
O Curso de Assistente de Medicina Tradicional Chinesa (MTC) tem como principal finalidade formar assistentes capacitados para apoiar Acupunctores e Especialistas de Medicina Tradicional Chinesa na sua atividade clínica, através de uma sólida base teórica e prática em algumas das principais áreas de intervenção da Medicina Tradicional Chinesa.
Na sua prática clínica, Especialistas de MTC e Acupunctores centram-se principalmente no Diagnóstico da MTC, processo fortemente personalizado e, por vezes, demorado, e na prescrição de plantas medicinais e/ou aplicação da Acupunctura. Salientamos que estas são, no nosso entendimento, atividades reservadas a estes profissionais, cuja formação e competência é avaliada, reconhecida e credenciada pela ACSS-Administração Central do Sistema de Saúde.
No entanto, estabelecido por eles o Diagnóstico e decorrentes Princípios e Estratégias Terapêuticas de MTC, é possível oferecer aos pacientes, para além da Acupunctura e Plantas Medicinais chinesas, cuidados de Massagem Terapêutica Tuina, reorientação Dietética, Moxabustão, Gua Sha, Ventosas, Reflexoterapias, Prescrição de Estilo de Vida para prevenção ou recuperação, chás de plantas ocidentais, etc. É unânime, entre os profissionais da área, a percepção de que o uso destes meios complementares pode melhorar em muito a rapidez, a profundidade e a qualidade dos resultados terapêuticos.
Mas até que ponto os Acupunctores e Especialistas de MTC dispõem de tempo e energia, no seu dia a dia clínico, para aplicar as técnicas complementares da MTC, para desenhar e ensinar a cada paciente mudanças na sua dieta e nos detalhes do seu estilo de vida, ou para demonstrar pequenos exercícios de saúde (Chi Kung) para praticar em casa, entre outros?
O Assistente de Medicina Tradicional Chinesa, com base na decisão clínica do Acupunctor ou Especialista de MTC representa, assim, um meio de alargar o leque de intervenções disponibilizadas para cada paciente, acelerando e melhorando a qualidade dos resultados terapêuticos e, ainda, auxiliando nos trabalhos de recepção, organização e divulgação, essenciais em qualquer clínica.
O Centro de Consultas de MTC da ESMTC usa há dezenas de anos este tipo de intervenção múltipla e abrangente com os seus pacientes, não havendo dúvidas sobre a sua relevância e utilidade. Mas essa possibilidade resulta de um trabalho clínico partilhado, incluindo a prestação qualificada desse tipo de apoio ao trabalho central dos responsáveis clínicos.
Esta experiência de sucesso poderá agora ser reproduzida pelos profissionais de MTC e Acupunctura, através do recurso à figura do Assistente de MTC, tal como o Médico Convencional reserva para si o diagnóstico e decisão terapêutica, socorrendo-se depois de outros agentes, como enfermeiros, fisioterapeutas e outros técnicos de saúde.
Apesar do curriculum deste curso ter sido desenhado principalmente para a construção de um perfil profissional capaz de realizar a aplicação de técnicas complementares de MTC em ambiente clínico, ele também abre outras possibilidades.
Como estas técnicas são destituídas de riscos ou efeitos secundários, podem ser consideradas, no seu conjunto, como elementos legítimos num contexto de autocuidados ou como uma literacia em saúde desejável em ambiente doméstico ou comunitário. Por isso a formação de Assistente de MTC pode ser usada com segurança fora do ambiente clínico, enquanto quadro de competências integrável na vida das famílias e comunidades humanas.
Cuidadores e Prescritores Sociais, bem como profissionais de saúde em geral, encontrarão nesta formação recursos preciosos para integrar nas suas vidas e atividades, implementando em si mesmos e à sua volta formas efectivas de prevenção da doença e aceleração da recuperação da Saúde e da Vitalidade.
Para muitos profissionais de MTC e Acupunctura este Curso poderá ser também de muito interesse.
Com formações muitas vezes centradas na Acupunctura propriamente dita e na Prescrição de Plantas Medicinais, um refreshment ou aprofundamento nestes recursos adicionais da MTC, menos centrais, mas muito eficazes, poderá incrementar o impacto e a abrangência da sua atividade clínica. Quer pelo uso competente destes meios complementares, quer por se poderem transformar em verdadeiros professores de saúde, através das prescrições de Dietética e de Estilos de Vida personalizados de acordo com a constituição, a patologia e o contexto existencial do paciente, visando a sua saúde global.
Enquadramento legal e regulamentar da atividade de Assistente de MTC
Para além da sua necessidade objetiva, atestada quer pelo exemplo de outras profissões semelhantes quer pelas circunstâncias atuais e previsivelmente futuras do exercício das profissões de Acupunctor e de Especialista de MTC, a nova atividade profissional de Assistente de MTC insere-se no quadro legal e regulamentar daquelas profissões.
Assim, a Portaria 207-F/2014, que fixa “a caracterização e o conteúdo funcional da profissão de acupuntor” no seu Artigo 4º, ponto 2, alínea o, atribui a este perfil profissional a capacidade de “Supervisionar colaboradores e estagiários no âmbito da acupuntura”.
Do mesmo modo, a Portaria 207-G/2014 que fixa “a caracterização e o conteúdo funcional da profissão de especialista de medicina tradicional chinesa” no seu Artigo 4º, ponto 2, alínea o, atribui a este perfil profissional a capacidade de “Supervisionar colaboradores e estagiários no âmbito da medicina tradicional chinesa”.
Por outro lado, considerando a responsabilidade e a complexidade envolvidas na prescrição profissional de Fitoterapia Chinesa e na aplicação clínica de Acupunctura, consideramos que estas atividades são necessariamente reservadas aos profissionais com formação adequada e suficiente, traduzida em atribuição da Cédula Profissional respetiva pela ACSS – Administração Central do Sistema de Saúde.
É ainda de ter em conta que, de acordo com a Lei 71/2013, Artigo 7.º, “Reserva do título profissional”, que estabelece que “O uso dos títulos profissionais correspondentes às profissões a que se refere o artigo 2.º (incluindo a Acupuntura e a Medicina Tradicional Chinesa) só é facultado aos detentores da correspondente cédula profissional”, também os títulos profissionais de Acupunctor e Especialista de MTC estão reservados para os detentores dessas cédulas profissionais, não podendo assim ser utilizados, em qualquer circunstância, pelo futuros Assistentes de MTC.
Objectivos Gerais
No final do curso, o formando deverá estar apto a:
– Exercer as competências de Assistente de MTC nas várias áreas da MTC
– Exercer essas competências noutros contextos profissionais e no âmbito pessoal e familiar.
Objectivos Específicos
No final do Curso, o formando deverá estar apto a:
Os alunos deverão ser capazes de:
Compreender e explicar a Teoria Básica e os princípios fundamentais da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), nomeadamente os conceitos de Yin-Yang, Cinco Elementos, Órgãos e Vísceras (Zang Fu), Qi, Sangue e Líquidos Orgânicos, como base para a promoção da saúde holística.
Explicar o conceito holístico em MTC.
Entender os quatro métodos de diagnóstico.
Identificar, reconhecer e analisar as síndromes gerais e de órgão, bem como as causas das doenças em MTC.
Definir os conceitos de doença, sinal, sintoma e síndrome.
Avaliar a tomada de pulso e a observação da língua.
Conhecer a classificação das plantas medicinais ocidentais e orientais, de acordo com os paradigmas ocidental e da MTC.
Definir e classificar os efeitos terapêuticos das principais plantas medicinais e o uso das fórmulas de plantas medicinais.
Descrever as noções básicas de fitoterapia chinesa e estratégias práticas de prevenção, permitindo reconhecer fatores de desequilíbrio e aplicar cuidados simples para manter a vitalidade e promover a longevidade.
Identificar os fundamentos da dietética chinesa e explicar os benefícios da utilização consciente dos alimentos e dos suplementos alimentares como instrumento terapêutico, adaptando-os à constituição individual, à estação do ano e à condição de saúde de cada pessoa.
Aplicar práticas terapêuticas de autocuidado, integrando hábitos de vida saudáveis segundo os ritmos da natureza, com foco no sono, nas emoções, na alimentação, no trabalho e no lazer, de acordo com os fundamentos da MTC.
Orientar a prática de exercícios de Qi Gong e de automassagem terapêutica como ferramentas de fortalecimento do corpo, desbloqueio energético e cultivo da mente, do despertar da consciência e da respiração, para o tratamento e a prevenção de doenças.
Criar um plano pessoal de saúde, baseado no seu tipo constitucional e nas necessidades individuais, integrando os conhecimentos e práticas adquiridos ao longo do curso.
Ajustar o tratamento de doenças comuns, relacionadas com a medicina interna, com as crianças e com as mulheres, através da abordagem da MTC.
Localizar os pontos dos meridianos e aplicar as técnicas de moxabustão, gua sha e ventosas, tendo em conta as normas de segurança relacionadas com a sua aplicação.
Aplicar a anatomia e a fisiologia na prática da massagem chinesa.
Desenvolver e aplicar técnicas clássicas e modernas.
Desenvolver e aplicar rotinas terapêuticas.
Descrever as contraindicações.
Aplicar compressas.
- Cuidados ergonómicos do massagista
- Finalizar o atendimento
Plano Curricular | ||||
Unidades de Aprendizagem | Área Científica da MTC | Horas | Semestre | Ano |
Teoria Básica da MTC | Ciências Fundamentais | 26 | Sem 1 | 1º Ano |
Diagnóstico da MTC I | Ciências Fundamentais | 51 | Sem 1 | 1º Ano |
Teoria e localização dos meridianos e dos pontos I | Ciências da Acupuntura | 26 | Sem 1 | 1º Ano |
Teoria e aplicações da massagem Tuina I | Ciências da Tuina | 34 | Sem 1 | 1º Ano |
Cultivo da vida e da saúde I | Ciências Fundamentais | 17 | Sem 1 | 1º Ano |
154 | ||||
Plantas medicinais orientais e ocidentais – Classificação e uso | Ciências da Fitoterapia | 26 | Sem2 | 1º Ano |
Diagnóstico da MTC II | Ciências Fundamentais | 26 | Sem 2 | 1º Ano |
Cultivo da vida e da Saúde II | Ciências Fundamentais | 30 | Sem 2 | 1º Ano |
Teoria e localização dos meridianos e dos pontos II | Ciências da Acupuntura | 38 | Sem2 | 1º Ano |
Teoria e aplicações da massagem Tuina II | Ciências da Tuina | 34 | Sem 2 | 1º Ano |
154 | ||||
Fórmulas de Plantas Medicinais da MTC (Orientais e Ocidentais) | Ciências da Fitoterapia | 43 | Sem 3 | 2º Ano |
Dietética e suplementação alimentar | Ciências da Dietética | 34 | Sem 3 | 2º Ano |
Técnicas Manuais de MTC | Ciências da Acupuntura | 38 | Sem 3 | 2º Ano |
Teoria e aplicações da massagem Tuina III | Ciências da Tuina | 38 | Sem 3 | 2º Ano |
153 | ||||
Cuidados especiais de saúde nas doenças comuns | Ciências Clínicas | 51 | Sem4 | 2º Ano |
Gestão clínica de MTC | Ciências Clínicas | 34 | Sem4 | 2º Ano |
Cultivo da vida e da Saúde III | Ciências Fundamentais | 17 | Sem4 | 2º Ano |
Prática de massagem Tuina e de Técnicas Manuais de MTC | Ciências da Tuina | 51 | Sem4 | 2º ano |
153 | Total 4º Semestre |
Após a conclusão do Curso, os alunos poderão frequentar um estágio no centro de consultas da Escola mediante um custo adicional.
Data:
Duração: 2 anos (em regime pós-laboral)
De 3 novembro de 2025 a setembro de 2027
- Segundas-feiras das 19h00 às 22h30 presencial
- Terças-feiras das 19h00 às 22h30 presencial
- Quintas-feiras das 19h00 às 22h30 online
Mês | Dia | Horário |
Novembro 2025 | Dia 03 | Pós-Laboral |
Destinatários:
- Qualquer pessoa interessada na saúde integral e nos fundamentos da medicina natural, com base nas terapêuticas da Medicina Tradicional Chinesa;
- Profissionais das Terapêuticas não Convencionais;
- Profissionais de Saúde em geral;
- Pessoas interessadas em iniciar um percurso profissional na área da Medicina Tradicional Chinesa, com ou sem formação prévia na área da saúde;
- Terapeutas, massagistas ou profissionais de bem-estar que queiram complementar os seus conhecimentos com técnicas e fundamentos da MTC;
- Colaboradores de clínicas, lojas de produtos naturais ou espaços de saúde que pretendam adquirir competências práticas e teóricas em cuidados integrativos;
- Cuidadores formais ou informais que desejem aplicar princípios terapêuticos da MTC no apoio ao bem-estar de terceiros;
- Estudantes ou ex-estudantes de MTC que queiram aprofundar áreas específicas de aplicação prática e apoio clínico.
- Pessoas envolvidas em atividades de Prescrição Social.
(Existe um regime de equivalências com dispensa de Avaliação nas disciplinas já realizadas pelos interessados, mantendo-se o acesso à totalidade das aulas)
Investimento
José Faro
Coordenador do CursoEste curso é certificado pela DGERT.
No final do curso será emitido um Certificado de Formação Profissional emitido pela plataforma SIGO, conforme legislação em vigor (Portaria nº 474/2010 de 8 de julho), a todos os formandos que concluírem com aproveitamento.