Current Status
Price
Get Started
Apresentação
O Curso de Assistente de Medicina Tradicional Chinesa (MTC) tem como principal finalidade formar assistentes capacitados para apoiar Acupunctores e Especialistas de Medicina Tradicional Chinesa na sua atividade clínica, através de uma sólida base teórica e prática em algumas das principais áreas de intervenção da Medicina Tradicional Chinesa.
Na sua prática clínica, Especialistas de MTC e Acupunctores centram-se principalmente no Diagnóstico da MTC, processo fortemente personalizado e, por vezes, demorado, e na prescrição de plantas medicinais e/ou aplicação da Acupunctura. Salientamos que estas são, no nosso entendimento, atividades reservadas a estes profissionais, cuja formação e competência é avaliada, reconhecida e credenciada pela ACSS-Administração Central do Sistema de Saúde.
No entanto, estabelecido por eles o Diagnóstico e decorrentes Princípios e Estratégias Terapêuticas de MTC, é possível oferecer aos pacientes, para além da Acupunctura e Plantas Medicinais chinesas, cuidados de Massagem Terapêutica Tuina, reorientação Dietética, Moxabustão, Gua Sha, Ventosas, Reflexoterapias, Prescrição de Estilo de Vida para prevenção ou recuperação, chás de plantas ocidentais, etc. É unânime, entre os profissionais da área, a percepção de que o uso destes meios complementares pode melhorar em muito a rapidez, a profundidade e a qualidade dos resultados terapêuticos.
Mas até que ponto os Acupunctores e Especialistas de MTC dispõem de tempo e energia, no seu dia a dia clínico, para aplicar as técnicas complementares da MTC, para desenhar e ensinar a cada paciente mudanças na sua dieta e nos detalhes do seu estilo de vida, ou para demonstrar pequenos exercícios de saúde (Chi Kung) para praticar em casa, entre outros?
O Assistente de Medicina Tradicional Chinesa, com base na decisão clínica do Acupunctor ou Especialista de MTC representa, assim, um meio de alargar o leque de intervenções disponibilizadas para cada paciente, acelerando e melhorando a qualidade dos resultados terapêuticos e, ainda, auxiliando nos trabalhos de recepção, organização e divulgação, essenciais em qualquer clínica.
O Centro de Consultas de MTC da ESMTC usa há dezenas de anos este tipo de intervenção múltipla e abrangente com os seus pacientes, não havendo dúvidas sobre a sua relevância e utilidade. Mas essa possibilidade resulta de um trabalho clínico partilhado, incluindo a prestação qualificada desse tipo de apoio ao trabalho central dos responsáveis clínicos.
Esta experiência de sucesso poderá agora ser reproduzida pelos profissionais de MTC e Acupunctura, através do recurso à figura do Assistente de MTC, tal como o Médico Convencional reserva para si o diagnóstico e decisão terapêutica, socorrendo-se depois de outros agentes, como enfermeiros, fisioterapeutas e outros técnicos de saúde.
Apesar do curriculum deste curso ter sido desenhado principalmente para a construção de um perfil profissional capaz de realizar a aplicação de técnicas complementares de MTC em ambiente clínico, ele também abre outras possibilidades.
Como estas técnicas são destituídas de riscos ou efeitos secundários, podem ser consideradas, no seu conjunto, como elementos legítimos num contexto de autocuidados ou como uma literacia em saúde desejável em ambiente doméstico ou comunitário. Por isso a formação de Assistente de MTC pode ser usada com segurança fora do ambiente clínico, enquanto quadro de competências integrável na vida das famílias e comunidades humanas.
Cuidadores e Prescritores Sociais, bem como profissionais de saúde em geral, encontrarão nesta formação recursos preciosos para integrar nas suas vidas e atividades, implementando em si mesmos e à sua volta formas efectivas de prevenção da doença e aceleração da recuperação da Saúde e da Vitalidade.
Para muitos profissionais de MTC e Acupunctura este Curso poderá ser também de muito interesse.
Com formações muitas vezes centradas na Acupunctura propriamente dita e na Prescrição de Plantas Medicinais, um refreshment ou aprofundamento nestes recursos adicionais da MTC, menos centrais, mas muito eficazes, poderá incrementar o impacto e a abrangência da sua atividade clínica. Quer pelo uso competente destes meios complementares, quer por se poderem transformar em verdadeiros professores de saúde, através das prescrições de Dietética e de Estilos de Vida personalizados de acordo com a constituição, a patologia e o contexto existencial do paciente, visando a sua saúde global.
Finalmente, esta formação permite o exercício profissional independente como Massagista de Tuina, a massagem terapêutica da Medicina Tradicional Chinesa.
Enquadramento legal e regulamentar da atividade de Assistente de MTC
Para além da sua necessidade objetiva, atestada quer pelo exemplo de outras profissões semelhantes quer pelas circunstâncias atuais e previsivelmente futuras do exercício das profissões de Acupunctor e de Especialista de MTC, a nova atividade profissional de Assistente de MTC insere-se no quadro legal e regulamentar daquelas profissões.
Assim, a Portaria 207-F/2014, que fixa “a caracterização e o conteúdo funcional da profissão de acupuntor” no seu Artigo 4º, ponto 2, alínea o, atribui a este perfil profissional a capacidade de “Supervisionar colaboradores e estagiários no âmbito da acupuntura”.
Do mesmo modo, a Portaria 207-G/2014 que fixa “a caracterização e o conteúdo funcional da profissão de especialista de medicina tradicional chinesa” no seu Artigo 4º, ponto 2, alínea o, atribui a este perfil profissional a capacidade de “Supervisionar colaboradores e estagiários no âmbito da medicina tradicional chinesa”.
Por outro lado, considerando a responsabilidade e a complexidade envolvidas na prescrição profissional de Fitoterapia Chinesa e na aplicação clínica de Acupunctura, consideramos que estas atividades são necessariamente reservadas aos profissionais com formação adequada e suficiente, traduzida em atribuição da Cédula Profissional respetiva pela ACSS – Administração Central do Sistema de Saúde.
É ainda de ter em conta que, de acordo com a Lei 71/2013, Artigo 7.º, “Reserva do título profissional”, que estabelece que “O uso dos títulos profissionais correspondentes às profissões a que se refere o artigo 2.º (incluindo a Acupuntura e a Medicina Tradicional Chinesa) só é facultado aos detentores da correspondente cédula profissional”, também os títulos profissionais de Acupunctor e Especialista de MTC estão reservados para os detentores dessas cédulas profissionais, não podendo assim ser utilizados, em qualquer circunstância, pelo futuros Assistentes de MTC.
Objectivos Gerais
No final do curso, o formando deverá estar apto a:
– Exercer as competências de Assistente de MTC nas várias áreas da MTC
– Exercer essas competências noutros contextos profissionais e no âmbito pessoal e familiar.
Objectivos Específicos
No final do Curso, o formando deverá estar apto a:
Os alunos deverão ser capazes de:
Compreender e explicar a Teoria Básica e os princípios fundamentais da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), nomeadamente os conceitos de Yin-Yang, Cinco Elementos, Órgãos e Vísceras (Zang Fu), Qi, Sangue e Líquidos Orgânicos, como base para a promoção da saúde holística.
Explicar o conceito holístico em MTC.
Entender os quatro métodos de diagnóstico.
Identificar, reconhecer e analisar as síndromes gerais e de órgão, bem como as causas das doenças em MTC.
Definir os conceitos de doença, sinal, sintoma e síndrome.
Avaliar a tomada de pulso e a observação da língua.
Conhecer a classificação das plantas medicinais ocidentais e orientais, de acordo com os paradigmas ocidental e da MTC.
Definir e classificar os efeitos terapêuticos das principais plantas medicinais e o uso das fórmulas de plantas medicinais.
Descrever as noções básicas de fitoterapia chinesa e estratégias práticas de prevenção, permitindo reconhecer fatores de desequilíbrio e aplicar cuidados simples para manter a vitalidade e promover a longevidade.
Identificar os fundamentos da dietética chinesa e explicar os benefícios da utilização consciente dos alimentos e dos suplementos alimentares como instrumento terapêutico, adaptando-os à constituição individual, à estação do ano e à condição de saúde de cada pessoa.
Aplicar práticas terapêuticas de autocuidado, integrando hábitos de vida saudáveis segundo os ritmos da natureza, com foco no sono, nas emoções, na alimentação, no trabalho e no lazer, de acordo com os fundamentos da MTC.
Orientar a prática de exercícios de Qi Gong e de automassagem terapêutica como ferramentas de fortalecimento do corpo, desbloqueio energético e cultivo da mente, do despertar da consciência e da respiração, para o tratamento e a prevenção de doenças.
Criar um plano pessoal de saúde, baseado no seu tipo constitucional e nas necessidades individuais, integrando os conhecimentos e práticas adquiridos ao longo do curso.
Ajustar o tratamento de doenças comuns, relacionadas com a medicina interna, com as crianças e com as mulheres, através da abordagem da MTC.
Localizar os pontos dos meridianos e aplicar as técnicas de moxabustão, gua sha e ventosas, tendo em conta as normas de segurança relacionadas com a sua aplicação.
Aplicar a anatomia e a fisiologia na prática da massagem chinesa.
Desenvolver e aplicar técnicas clássicas e modernas.
Desenvolver e aplicar rotinas terapêuticas.
Descrever as contraindicações.
Aplicar compressas.
- Cuidados ergonómicos do massagista
- Finalizar o atendimento
1º Ano
1º Semestre - 154 horas
Teoria Básica da MTC - 26 h
Para a MTC, na compreensão dos organismos vivos, mais do que os órgãos e tecidos materiais que os compõem, interessam as funções e dinamismos sistémicos que os geram e controlam. Organizados numa rede de interdependências recíprocas e impulsionados por uma energia designada Qi, essas funções dinâmicas são o foco básico das teorias fundamentais da MTC e o cerne do seu Diagnóstico e da sua intervenção clínica.
A origem, formação, desenvolvimento e principais características do sistema teórico da Medicina Tradicional Chinesa.As teorias fundamentais e conceito da Medicina Tradicional Chinesa. Teorias do Yin e Yang, cinco elementos, substâncias vitais e Zang-Fu. Teoria dos cinco movimentos, ciclos, leis fisiológicas e patológicas. Conceito de Qi, Xue e Jin Ye. Relacionamentos fisiológicos e repercussões patológicas entre os diferentes órgãos, bem como entre os órgãos e as vísceras. Etiopatogenia.
Diagnóstico da MTC I - 51 h
Teoria e prática do Diagnóstico da MTC
O Diagnóstico da MTC baseia-se no princípio de que todas as alterações internas se manifestam necessariamente no exterior. Alterações detectáveis nas funções normais do organismo, no pulso, na língua, nas emoções, na sensibilidade superficial de zonas e localizações específicas são a matéria-prima deste sistema de Diagnóstico holístico, preciso e eficaz, que considera o ser humano na sua totalidade física, funcional, emocional e mental.
Estudo e prática em sala de aula do uso dos “Quatro Exames de Diagnóstico” na Medicina Chinesa: observação, olfação/audição, interrogatório e palpação. Reconhecimento dos elementos, sinais, sintomas e dados essenciais ao diagnóstico. Enumeração e interpretação dos sinais recolhidos durante a observação e interrogatório do paciente: rosto, Shen, cor da face, olhos, nariz, fala, unhas, lábios, fezes, urina, ciclos menstruais e o dedo indicador da criança. Palpação diagnóstica de diferentes partes do corpo.
Prática e observação de sinais clínicos entre colegas.
Estudo e prática em sala de aula do exame de diagnóstico da língua e pulso.
Etiopatogenia em MTC. Classificações etiológicas: causas externas e internas. Os seis fatores climáticos. Os sete sentimentos e as cinco emoções. Produções patogénicas. Fadiga, alimentação, falta de higiene, parasitas intestinais, ferimentos externos e epidemias.
Oito princípios de Diagnóstico (Ba Gang): generalidades, síndromes, etiopatogenia, relação e distinção entre Externo/Interno, Calor/Frio, Vazio/Plenitude, Yin/Yang.
Síndromes gerais: Qi, Sangue e Líquidos Orgânicos. Generalidades, sintomas e etiopatogenia. Síndromes de órgãos: generalidades, sintomas, etiopatogenia.
Classificação dos sintomas de acordo com a Ficha de Diagnóstico da ESMTC. Diferenciação de síndromes e realce das subtilezas do diagnóstico diferencial. Estudo de casos clínicos.
Teoria e localização dos meridianos e dos pontos I - 26 h
A energia dinâmica que impulsiona as funções vitais, o Qi, circula primordialmente por percursos ou canais específicos que percorrem todo o corpo, geralmente designados como meridianos. O módulo abrange a teoria e a localização corporal dos meridianos habitualmente utilizados, bem como dos seus pontos de concentração de energia, onde a intervenção é mais eficaz e o efeito mais controlável. Geralmente designados como pontos de acupuntura, o seu uso é bem mais vasto, uma vez que nesses pontos incidem também as intervenções de massagem Tuina, de moxabustão (aquecimento dos pontos) ventosas e digitopuntura (pressão digital nos pontos), entre outras.
Generalidades dos meridianos e pontos de acupuntura. Padrões para medidas proporcionais no corpo humano.
Estudo detalhado da localização anatómica e energética dos três meridianos Yin do membro superior: Coração, Pericárdio, Pulmão e dos três meridianos Yang do membro superior: Intestino Delgado, Triplo Aquecedor e Intestino Grosso.
Estudo detalhado do meridiano Ren Mai.
Teoria e aplicações da massagem Tuina I - 34 h
A Tuina está longe de um simples sistema de massagem no sentido comum. A sua ação reflete a totalidade das teorias e critérios da MTC, incluindo a sua Teoria Básica, o seu Diagnóstico e os seus Princípios Terapêuticos. Estimulando meridianos e pontos através das suas múltiplas técnicas manuais específicas, o seu largo espectro de ação é virtualmente utilizável em todo o tipo de patologias, quer em ambiente clínico, como reforço ou complemento do trabalho do Especialista de MTC ou do Acupunctor, quer em ambiente doméstico, onde à ação curativa se somam o seu uso preventivo e a promoção da solidariedade e da comunicação dentro da família ou da comunidade natural de cada um.
Relação entre a teoria do Yin Yang, cinco elementos e massagem. Relação entre massagem e meridianos. Trajetos dos catorze meridianos e pontos mais utilizados. Relação entre músculos, tendões, ossos, articulações e a massagem. Relação entre a energia nutriente
(Ying), energia de defesa (Wei), energia vital (Qi), sangue (Xue) e massagem. Caminho dos doze meridianos tendino-musculares (Jing Jin). Relação entre massagem, diferenciação de síndromes e seleção terapêutica. Relação entre massagem e o meio ambiente.
Exercícios específicos para praticantes de massagem.
Classificação de técnicas: simples, complexas e especiais. Movimentos passivos. Técnicas de rotina.
Cultivo da vida e da saúde I - 17 h
Resultado de milénios de investigação e desenvolvimento, uma das grandes Especialidades da MTC conhece atualmente uma divulgação notável: a Medicina Preventiva.
Considerando o ser humano, do ponto de vista clínico, na sua globalidade complexa, a Medicina Preventiva da MTC dispõe de instrumentos para prescrever estilos de vida personalizados com ação quer curativa quer preventiva, utilizando para esse fim virtualmente todos os aspectos da vida humana, desde a alimentação ao uso das formas de arte mais adequadas a cada caso, passando pelas emoções a cultivar ou o tipo de desporto mais adequado a cada indivíduo, de acordo com o seu diagnóstico e tipo constitucional, segundo a MTC.
Estudo e abordagem das teorias básicas de promoção da saúde e longevidade de acordo com as diferentes áreas da MTC, considerando as estações do ano, idade, sexo e constituição física. Um olhar aprofundado aos métodos de cultivar a saúde e o bem-estar apoiado no conhecimento de exercícios tradicionais como Tai Chi e Qi Gong (arte do movimento para a saúde), cuidados dietéticos, cuidados regulares de saúde e preceitos tradicionais de cultivar o espírito, regular a vida sexual e cuidar do corpo.
A gestão das emoções
Qi gong: a arte do movimento para a saúde.
2º Semestre - 154 horas
Cultivo da Vida e da Saúde II - 30 h
Métodos de determinação do tipo constitucional individual.
Composição do estilo de vida para prevenção e recuperação através da teoria da MTC.
A consciência, o Qi e o Corpo Físico.
Práticas para a gestão das emoções.
Qi gong: a arte do movimento para a saúde, prática de movimentos de sistemas de Qigong
Prescrição social em MTC
Diagnóstico da MTC II- 26 h
Significado clínico dos 28 pulsos chineses. Significado clínico das características da língua. Características fundamentais do interrogatório. Estabelecimento de relações relevantes entre a MTC e a medicina ocidental. Patologia externa em Medicina Tradicional Chinesa. Sintomas e síndromes do sistema dos seis meridianos. A teoria dos seis meridianos, princípios de tratamento. Doenças febris externas. Estudo e discussão de casos teóricos selecionados. Discussão sobre o diagnóstico diferencial de diversas patologias com estudo da semiologia.
Plantas medicinais orientais e ocidentais – Classificação e uso - 26 h
Na MTC, as substâncias medicinais, na maioria vegetais, são classificadas em Categorias construídas com base nos conceitos da sua Teoria Básica e do seu Diagnóstico. Nesta trilogia sistémica e conceptualmente coesa, o Diagnóstico que avaliou o organismo nos termos pressupostos pela Teoria Básica conduz diretamente a plantas medicinais categorizadas com os mesmos termos e conceitos. Investigações recentes permitiram aplicar à flora medicinal ocidental mais comum o sistema de Categorias fitoterapêuticas da MTC
As características da Matéria Médica (plantas orientais e ocidentais) e fórmulas. Conhecer e avaliar os atributos das plantas para determinar o seu efeito terapêutico.
Distinção entre plantas e fórmulas da mesma classe, identificando as características particulares para diferenciar a eficácia relacionada com a condição do paciente.
Identificar as contraindicações para a matéria médica e fórmulas, avaliando a constituição e condição energética do paciente.
Precauções no Código de Prática Segura de Fitoterapia.
Teoria e localização dos meridianos e dos pontos II - 38 h
Teoria dos Jing Luo - Meridianos Regulares; Extraordinários; Distintos; Tendino-musculares; Colaterais.
Referências Anatómicas: fixas; móveis; proporcionais em cuns.
Anatomia palpatória - Estruturas anatómicas necessárias para a localização dos meridianos e pontos de acupuntura no corpo humano.
Trajeto externo dos doze meridianos regulares e Du Mai - Localização do trajeto externo.
Pontos dos meridianos do Intestino Delgado, Fígado, Triplo Aquecedor, Baço-Pâncreas, Vesícula Biliar, Bexiga e Vaso Governador - Localização dos meridianos e pontos de acupuntura no corpo humano.
Teoria e aplicações da massagem Tuina II - 34 h
Principais categorias de manipulações da Tui Na e suas variantes.
Postura correta do paciente para a aplicação de manipulações de Tui Na.
Técnicas básicas (manipulações) de rotina numa massagem de Tui Na para cada secção do corpo. Técnicas de Tui Na de acordo com a observação dos Jing Luo e os principais sintomas clínicos do paciente.
Precauções, cuidados específicos e contraindicações gerais, na aplicação de Tui Na em determinadas partes do corpo ou condições patológicas e precauções para a aplicação de técnicas específicas de Tui Na.
Qi gong: a arte do movimento para a saúde.
2º Ano
3º Semestre - 153 horas
Fórmulas de Plantas Medicinais da MTC (Orientais e Ocidentais) - 43 h
A unidade de intervenção fitoterapêutica da MTC é a fórmula associando várias plantas medicinais e só muito raramente a planta isolada.
De facto, cada planta tem várias ações, tratando-se de reforçar as ações que interessam com outras plantas que incluem ações semelhantes e de neutralizar com outras ainda os efeitos não desejados. Outras plantas adicionais produzem efeitos úteis no contexto de cada patologia. Ao mesmo tempo arte e ciência, a conceção de fórmulas adaptadas a cada paciente atinge na MTC os seus níveis mais elevados.
Principais categorias de fórmulas de fitoterapia Chinesa e suas propriedades terapêuticas. Principais grupos de fórmulas e suas propriedades terapêuticas.
Nome, tipo, ação, composição, forma de administração, aplicações e precauções de 34 fórmulas de MTC.
Fórmulas de plantas medicinais ocidentais.
Como aconselhar os pacientes sobre o uso, preparação, dosagem e administração de fórmulas de fitoterapia Chinesa e chás de plantas ocidentais recomendadas pelo especialista de medicina chinesa e ações a serem tomadas no caso de uma reação inesperada.
Dietética e Suplementação alimentar segundo a MTC - 35 h
Se os erros alimentares participam na génese de muitas patologias, uma dieta adequada à situação de cada um pode ser um fator decisivo na sua recuperação e na prevenção da doença. Acresce que, na MTC, os alimentos e suplementos alimentares são classificados exatamente da mesma forma e nas mesmas categorias que as plantas medicinais, pelo que dominar uma dessas áreas é dominar também a outra do ponto de vista do seu uso terapêutico. Compor uma receita culinária terapêutica é exatamente como compor uma fórmula de plantas medicinais e é firme intenção neste curso capacitar os alunos para um uso competente deste instrumento preventivo e curativo no quadro da prescrição de estilos de vida saudáveis e personalizados.
Desenvolvimento e princípios gerais da Dietética na Medicina Tradicional Chinesa. Dietética Chinesa no ocidente. Conhecimento das principais características da relação assistente-paciente numa consulta de Dietética Chinesa.
Reforço das funções do Baço-Pâncreas e suas implicações na formação do Qi e do Sangue. Princípios dietéticos da MTC e classificação energética dos alimentos em MTC.
Nome, características, funções e aplicações terapêuticas dos principais alimentos para o tratamento de síndromes de Vazio e de Plenitude. Tabela com a energética dos alimentos. O Qi dos alimentos. O Qi obtido pela transformação de alimentos.
Características dos alimentos segundo os 5 Elementos e os 8 Princípios de Diagnóstico. Aplicação clínica dos diferentes tipos de alimentos de acordo com a diferenciação de síndromes. Aplicação de uma dieta de acordo com a diferenciação de síndromes gerais e dos Zang Fu. Princípios de combinação de alimentos de acordo com o Diagnóstico clínico em MTC.
Técnicas Manuais de MTC - 38 h
A atual divulgação da Acupunctura tende a ocultar o facto de que na MTC existem outras técnicas para agir sobre meridianos e respetivos pontos de concentração da energia. Por vezes tão ou mais eficazes que a Acupunctura, essas técnicas incluem, nomeadamente, a moxabustão (aquecimento dos pontos), o Gua Sha (instrumento para pressão deslizante ao longo dos meridianos), as ventosas, a digitopressão (estimulação dos pontos dos meridianos com os dedos da mão) e as reflexoterapias da orelha e da mão, entre outras.
Técnicas e uso preventivo e terapêutico da Moxabustão, Ventosas, Acupressão, Gua Sha, Reflexoterapias da Orelha e do Pé.
Moxabustão: Moxas com calor, moxas de artemísia, moxabustão indireta, moxabustão com auxílio de bastões de artemísia, técnicas individualizadas de moxabustão suspensa, moxabustão apoiada, moxa sem artemísia, moxa sem calor, indicações da moxabustão, contra-indicações da moxabustão, conselhos para a prática e efeitos da moxabustão.
Ventosas: colocação das ventosas, retirada das ventosas, ventosas simples e ventosas de sucção, ventosa impregnada de medicamentos, indicações e contra-indicações das ventosas.
Acupressão (digitopunctura): escolha dos pontos, indicações, contra-indicações.
Gua Sha (instrumento de fricção): técnica por atrito, técnica por tracção, indicações, precauções.
Reflexoterapia da Mão e do Pé Para além dos canais de circulação da energia (meridianos), cada um ligado a um órgão (órgãos sólidos) ou uma víscera (órgãos ocos) e acessíveis a partir da superfície do corpo, existem zonas especiais nas quais todo o corpo está “representado”, sendo possível, a partir delas, agir sobre o estado de todos os elementos da anatomia e fisiologia humana. Tal é o caso da Orelha e do Pé, a partir dos quais, com recursos simples de massagem e pressão, entre outros, se podem obter significativos resultados terapêuticos, quer usados isoladamente quer como reforço de outras intervenções.
Pontos dos órgãos na orelha e no pé, técnicas de estimulação, indicações, uso preventivo e de complementação terapêutica. Estratégias de seleção de pontos e zonas da Orelha e do Pé.
Localização, estimulação e uso dos pontos e zonas reflexo-terapêuticas da Orelha e do Pé
Teoria e aplicações da massagem Tuina III - 38 h
Manipulações de Tui Na de acordo com a observação dos meridianos (Jing Luo) e os principais sintomas clínicos do paciente. Observação e palpação para diagnosticar a condição energética do paciente e como combinar as diferentes manipulações de Tui Na de acordo com o diagnóstico de Tui Na.
Áreas especializadas da Tui Na.
4º Semestre - 153 horas
Cuidados especiais de saúde nas doenças comuns - 51 h
A recuperação de qualquer patologia pode beneficiar com o recurso a meios naturais e cuidados especiais incluindo os vários aspectos do estilo de vida e a criação dos ambientes humanos, domésticos e naturais mais favoráveis ao alívio e à cura. Vizinhando a área de intervenção dos Cuidadores Informais e da moderna Prescrição Social, muitas patologias comuns são analisadas, quer do ponto de vista da Medicina Convencional, quer do ponto de vista da Etiopatogenia e do Diagnóstico de MTC e dos cuidados especiais que, para cada caso, ela usa e recomenda.
Exploração das abordagens complementares não medicamentosas da MTC no apoio ao tratamento de doenças comuns relacionadas com a medicina interna, as crianças e as mulheres.
Gestão clínica de MTC - 34 h
Nos “bastidores” de uma clínica de Acupuntura ou de MTC múltiplas atividades se desenrolam continuadamente de forma que as ações centrais de divulgação, acolhimento, diagnóstico e terapêutica se processem nas melhores condições. Tanto Acupunctores como Especialistas de MTC beneficiarão com o recurso a Assistentes devidamente preparados nas matérias abordadas, assim podendo concentrar-se de forma mais intensa e dedicada nas suas tarefas centrais de diagnóstico e assistência aos pacientes que os procuram.
Funcionamento da recepção de uma clínica.
Uso e manutenção dos materiais clínicos da MTC;
Gestão de stocks de materiais clínicos;
Registo de resultados da intervenção clínica
Etiqueta e deontologia clínica;
Normas de higiene e segurança;
Noções de Marketing digital necessárias à divulgação duma clínica;
Contabilidade e Fiscalidade.
Cultivo da Vida e da Saúde III - 17 h
Estilo de vida para prevenção da doença e recuperação da saúde através da teoria da MTC
Gestão das emoções
Qi Gong: a arte do movimento para a saúde. Práticas de Qi Gong para revitalização do cérebro e sistema nervoso central. Aplicação dos movimentos estudados, meditações e sistemas para estilos de Vida saudáveis e fluidez do Qi (energia vital).
Prescrição social em MTC
Prática de massagem Tuina e de Técnicas Manuais de MTC - 51 h
Treino intensivo e aplicação prática supervisionada das técnicas aprendidas em Tuina e Técnicas Manuais de MTC
Data:
Duração: 2 anos (em regime pós-laboral)
De 24 novembro de 2025 a Outubro de 2027
🕑Horário 1º ano disponível aqui
- Segundas-feiras das 19h00 às 22h30 presencial
- Terças-feiras das 19h00 às 22h30 presencial
- Quintas-feiras das 19h00 às 22h30 online
Mês | Dia | Horário |
| Novembro 2025 | Dia 24 | Pós-Laboral |
📅Vê o calendário Lectivo 2025/2026
Destinatários:
- Qualquer pessoa interessada na saúde integral e nos fundamentos da medicina natural, com base nas terapêuticas da Medicina Tradicional Chinesa;
- Profissionais das Terapêuticas não Convencionais;
- Profissionais de Saúde em geral;
- Pessoas interessadas em iniciar um percurso profissional na área da Medicina Tradicional Chinesa, com ou sem formação prévia na área da saúde;
- Terapeutas, massagistas ou profissionais de bem-estar que queiram complementar os seus conhecimentos com técnicas e fundamentos da MTC;
- Colaboradores de clínicas, lojas de produtos naturais ou espaços de saúde que pretendam adquirir competências práticas e teóricas em cuidados integrativos;
- Cuidadores formais ou informais que desejem aplicar princípios terapêuticos da MTC no apoio ao bem-estar de terceiros;
- Estudantes ou ex-estudantes de MTC que queiram aprofundar áreas específicas de aplicação prática e apoio clínico.
- Pessoas envolvidas em atividades de Prescrição Social.
(Existe um regime de equivalências com dispensa de Avaliação nas disciplinas já realizadas pelos interessados, mantendo-se o acesso à totalidade das aulas)
Investimento
Inscrição: 36€
Professores deste curso:
Este curso é certificado pela DGERT.
No final do curso será emitido um Certificado de Formação Profissional emitido pela plataforma SIGO, conforme legislação em vigor (Portaria nº 474/2010 de 8 de julho), a todos os formandos que concluírem com aproveitamento.


















