Maçãs do colesterol


Além de conferirem um sabor especial a qualquer prato, as maçãs têm um importante papel na saúde, por exemplo, na redução do colesterol.
Nativa da Ásia Central, a maçã é um dos frutos mais importantes do clima temperado, tendo sido uma das primeiras culturas implantadas pelos colonos pioneiros no Novo Mundo.
Adoradas por todas as crianças, o seu uso ao longo da história esteve mais ligado ao consumo na alimentação. Atualmente, porém, sabe-se que os seus poderes medicinais são infindáveis e, além do uso na saúde, podem ser usadas com sucesso na beleza.
Tem propriedades tais como: adstringente suave, cicatrizante, bactericida, descongestionante, emoliente, anti-inflamatória, anti irritante, antitóxica, tónica, estimula o fecho dos poros, estimula o apetite, tem uma ação fortalecedora, refrescante e reguladora do PH.
As maçãs ajudam a regular os intestinos com bastante eficácia.
Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, é de natureza fria e de sabor doce e amarga. Atua nos meridianos do Coração, Estômago e Fígado.
•    Tonifica o Yin
•    Elimina o calor

Pode ser utilizada na alimentação sob a forma de sumos, tortas doces, bolos, doces quentes e gelados, salada de frutas, saladas com verduras, como em purés, recheios doces e salgados.
Para diminuição o colesterol:
Triture no liquidificador 2 maçãs bem lavadas, sem casca. Beba o sumo ao fim da tarde durante, pelo menos, 2 semanas.
Estudos comprovaram que comer maçãs diariamente ajuda a reduzir doenças da pele, asma e regula o aparelho digestivo.
Autor
Diana Pinheiro,  Especialista de Medicina Tradicional Chinesa, ESMTC