Mantendo a isca a meia água com pouco chumbo ou nenhum, a cavala é pescada e levada até ao nosso prato. Saiba mais sobre este peixe.
O que é
A cavala é um peixe teleósteo, comestível, da família dos Escombrídeos, comum em Portugal. Frequenta regiões rochosas, de mar aberto, sempre próximo da costa. Existe em toda a costa leste brasileira e andam normalmente em grandes cardumes de indivíduos de tamanho semelhante. Pode pesar até 30 kg.
Propriedades
A sua carne é rica em vitaminas e sais minerais. São ricas em ácidos gordos omega-3, vitamina D e selénio. O seu teor de gordura varia consoante a estação; o nível mais a baixo verifica-se no Verão depois da desova, quando apenas 5% do seu peso são gordura, o nível mais alto é em Dezembro, quando chegam a atingir cerca de 25% de gordura. 100 g de cavala fumada, contém 354 calorias, 19-25 g de proteínas, 0,6-1,6 mg de ferro e 3 g de gordura.
Em que situações deve ser utilizado
A cavala, nas alturas em que possui menor percentagem de gordura, é um peixe ideal para dietas ou regimes de emagrecimento. As pesquisas revelaram que o consumo de cavalas pode aliviar alguns sintomas da psoríase, provavelmente devido aos ácidos gordos omega-3, ou às grandes quantidades de vitamina D presentes.
Como se utiliza
Pode ser consumido fresco, fumado ou em conserva.
Modo e quantidade de administração
Sugestão para 4 pessoas:
Cavalas recheadas na grelha
Ingredientes:
• 4 cavalas de cerca 200 g cada uma
• 100 g de gambas
• 1 ramo de salsa
• 1 dente de alho
• pão ralado muito fino
• 2 limões
• azeite, sal e pimenta
Preparação:
Arranje os peixes, lave-os e enxugue-os. Pique a salsa com alho, misture 2 colheres de pão ralado, um pouco de sal, pimenta, sumo de limão. Recheie cada cavala com o preparado e adicione a cada uma, duas ou três gambas descascadas.
Coloque-as num prato, regando com uma marinada preparada com azeite, sumo de limão, sal e pimenta. Deixe repousar por uma hora. Escorra-as e grelhe-as em lume forte, pincelando-as de vez em quando com um pouco da marinada. Sirva com gomos de limão.
Perigos durante a gravidez e a amamentação
Não foram encontradas quaisquer contraindicações, contudo o consumo de cavalas em conserva deve ser moderado.
Como se conserva
As cavalas devem ser consumidas no próprio dia de compra. Para as conservar por algumas horas e até no máximo de 24h, deve colocá-las no frigorífico dentro de uma caixa fechada. Podem também congelar as cavalas e conservá-las por alguns dias. Contudo, fresco ou congelado, qualquer tipo de peixe deve ser consumido o mais rapidamente possível.
Classificação na medicina tradicional chinesa
É de natureza neutra e de sabor doce.
Meridianos onde atua
Pulmão e Baço-pâncreas.
Nomes vulgares
Cavala, sarda.
Nome botânico
Scomberomorus cavala.
Outra informação sobre o medicamento
A cavala pode atingir 1,7 metro de comprimento e pesar 45 kg. Os exemplares mais comuns têm entre 3 e 6 kg de peso. Há vários tipos e tamanhos, sendo o mais comum a cavala preta e a cavala branca.
Fonte
“Alimentos bons, alimentos perigosos” – Tom Sanders – Selecções do reader’s Digest.
“Os peixes” – Maria Alves – Círculo de Leitores.
“Remédios do Mar” – trabalhos apresentados a concurso – Infarmed.
Autor
Diana Pinheiro e Manuel João Pinheiro (Especialistas de Medicina Tradicional Chinesa), ESMTC.