Bacalhau em MTC


O bacalhau é um dos peixes que maior importância tem na economia humana em todos os continentes.

O que é
O bacalhau é um peixe teleósteo da família dos Gadídeos. De forma alongada, o bacalhau tem uma grande cabeça protegida por robustos dentes. É abundante nos mares do Norte, onde é objeto de grande pescaria; depois de seco é muito usado na alimentação.

Propriedades
O bacalhau armazena gordura no fígado: o óleo de fígado de bacalhau é rico em vitaminas A e D mas, devido ao seu sabor, a sua ingestão é muito difícil. A carne tem baixo teor destas vitaminas e pouca gordura, mas o teor de vitamina B12 é elevado.100 g de bacalhau contém 94-104 calorias, 19-23 g de proteínas, 0,1 – 1mg de ferro e 0,6 – 2 mg de gordura.

Em que situações deve ser utilizado
O óleo de fígado de bacalhau é muito utilizado em casos de problemas circulatórios e de pele. É usado também para evitar e tratar problemas como xeroftálmica, doença dos olhos devida à deficiência de vitamina A, raquitismo, osteoporose e doenças ósseas causada por falta de vitamina D.O óleo de fígado de bacalhau, ao excitar o sistema nervoso e ativar a nutrição, estimula o apetite. Aumenta o peso dos doentes e o número de glóbulos vermelhos.
Usa-se na terapêutica da escrofulose, afeções bronco-pulmonares e, como terapêutica preventiva contra a constipação. Atua também como profilático do bócio endémico, devido à sua percentagem em iodo.

Como se utiliza
Para secar o bacalhau há que tirar em primeiro lugar as vísceras, salgá-lo e só depois é secá-lo. Esta maneira constitui a forma em que é consumido em maior quantidade.

Modo e quantidade de administração
Para congestionamento da mucosa nasal: aplique, no nariz, gotas de óleo de fígado de bacalhau todas as manhãs durante o Inverno.
Nota: o óleo de fígado de bacalhau pode também ser ingerido. Para tal, a posologia recomendada para crianças é de 1-4 colheres de café por dia, para o adulto é aconselhado o mesmo número, mas de colheres de sopa.
O sabor do óleo de fígado de bacalhau não é apreciado, e por isso pode fazer uma preparação caseira para suavizar e tornar o gosto deste óleo mais agradável. Liquefaça duas bananas pequenas juntamente com uma colher de mel e uma colher de chá de óleo de fígado de bacalhau.

Beba este batido. Não guarde de um dia para o outro.

Perigos durante a gravidez e a amamentação
Pode haver um risco de hipervitaminose em crianças a partir das 3000 UI e em adultos das 25000. Nestes casos os sintomas são diarreia, perda de peso e náuseas.
O bacalhau seco deve ser bem demolhado antes de confecionado, caso contrário poderá provocar um nível muito elevado de sódio no organismo.
Assim, o bacalhau, e especialmente o seu óleo devem ser consumidos com moderação.

Como se conserva
O bacalhau pode ser seco e salgado ou congelado.

Classificação na medicina tradicional chinesa
É de natureza fresca e de sabor, salgado, amargo e ácido.

Meridianos onde atua
Rim e Fígado.]

Nomes vulgares
Bacalhau, juliana ou badejo.

Nome botânico
Gadus Morhua.

Outra informação sobre o medicamento
No princípio do Inverno, reúnem-se em grandes cardumes para a reprodução, no Verão é pescado e consumido fresco.
O bacalhau cresce rapidamente, e a fertilidade das fêmeas é excecional: põem de 2 a 8 milhões de ovos por ano – os que sobrevivem alcançam 40 cm em dois anos, 1 m aos vinte. Nesta idade, o peso é de aproximadamente 50 kg.

Fonte
“Alimentos bons, alimentos perigosos” – Tom Sanders – Selecções do reader’s Digest.
“Os peixes” – Maria Alves – Circulo de Leitores.
“Remédios do Mar” – trabalhos apresentados a concurso – Infarmed.

Autor
Diana Pinheiro, ESMTC. (Especialista de Medicina Tradicional Chinesa).