Amendoim em MTC


O amendoim, e a planta que lhe dá origem são: afrodisíacos, anti-hemorroidais e anti-inflamatórios.

O que é
Inicialmente o amendoim era cultivado apenas em Yucatan pelos Incas no Peru. Atraídos pela facilidade de adaptação da planta e pelo seu alto valor nutritivo, os exploradores difundiram-na para os outros continentes.
Apesar de já ter sido um grande produtor, hoje o Brasil é responsável por menos de 1% da produção mundial de amendoim, deixando a liderança para países como China, Índia e Estados Unidos.

Em que situações deve ser utilizado
O óleo das sementes é usado na confeção de pomadas e cremes. Na medicina popular, o amendoim é empregado no combate à pelagra (falta de vitamina), afeções do ouvido, manchas no rosto, hemorroidas, inflamações, nefrites (inflamação de rim) e gonorreia, para abrandar inflamações das mucosas e no tratamento de desordens do sangue e de tuberculose. Acredita-se também que o amendoim estimule o desejo sexual.

Como se utiliza
A planta inteira, as sementes e o fruto (amendoim). O fruto pode ser consumido ao natural, assado ou torrado, com sal ou açúcar e é utilizado na fabricação de bolos, tortas, doces, sorvetes e pasta de amendoim. As sementes podem ser ingeridas cruas ou assadas com sal e, levemente assadas, substituem o café. O óleo extraído das sementes é usado na confecção de margarinas e óleos de cozinha. O bagaço proveniente da prensagem das sementes (chamado de torta) serve para o fabrico de bolachas e comidas para bebés.
As vagens novas podem ser consumidas como vegetal, assim como as folhas jovens.

Modo e quantidade de administração
Se tem uma digestão lenta: coma amendoins em doses reduzidas.
Alimentação para bebés: existem bolachas e papas muito nutritivas, feitas à base de amendoim.

Perigos durante a gravidez e a amamentação
Não foram encontradas quaisquer contra-indicações, contudo, para gestantes ou não, o consumo de amendoins deve ser moderado umavez que as sementes no interior do amendoim são passíveis de contaminação por um tipo de fungo chamado Aspergiullus flavus, que produz uma toxina de forte acção teratogénica e carcinogénica chamada aflatoxina, que atinge principalmente o fígado.

Como se conserva
Os frutos: devem ser acondicionados (com casca) em sacos de aniagem, afastados do solo e das paredes e dispostos em locais arejados, secos e com baixa humidade relativa (de 60% a 70%).
O armazenamento em casca é mais recomendado quando se deseja guardar a semente para o próximo plantio.
Se a armazenagem for prolongada, o expurgo no local também é aconselhado.

Classificação na medicina tradicional chinesa
É de natureza neutra e o seu sabor é doce.

Meridianos onde atua
Baço e pulmão.

Nomes vulgares
Amendoim.

Nome botânico
Arachis hypogaea (Arachis provem do grego e é referente à existência de pêlos no caule de planta).

Outra informação sobre o medicamento
No Peru ancestral, sacos de amendoins eram enterrados com os mortos, como suplemento alimentar na sua longa jornada para “o outro mundo”.

Fonte
“Whole foods Companion” Dianne Onstad – Chelsea Green Publishing Company.

Autor
Diana Pinheiro, ESMTC (Especialista em Medicina Tradicional chinesa)