Os alperces secos são considerados uns dos melhores frutos para a saúde, pois constituem uma fonte concentrada e prática de nutrientes.
O que é
O alperce é um fruto que pertence à vasta família das ameixas. É nativo da China e foi introduzindo no “mundo” greco-romano por Alexandre, o Grande por volta do quarto século A.c.
Propriedades
É laxativo e contém quantidades significativas de betacaroteno e pró-vitamina A o que lhe confere a possibilidade de tratar determinados tipos de cancros, tais como o do pulmão e da pele. Os alperces secos têm ainda uma maior quantidade destes constituintes, que os alperces frescos, necessários para a formação de glóbulos vermelhos do sangue.
Em que situações deve ser utilizado
Em casos de anemia, acne, tuberculose e de intoxicação.
Como se utiliza
Consome-se fresco ou em compota, sendo também utilizado para confeccionar licor.
Modo e quantidade de administração
O alperce fresco possui muita fibra e poucas calorias. Os enlatados possuem menos de metade do betacaroteno presente nos frutosfrescos ou secos, apesar do sumo ser uma boa fonte de vitamina C.
Perigos durante a gravidez e a amamentação
Não são aconselhados alperces secos uma vez que o processo de secagem faz aumentar a concentração de betacaroteno, potássio e sódio. Como o consumo de potássio pode baixar a tensão arterial quando esta é causada por excesso de sal, é preferível não consumir alperces nesta fase.
Como se conserva
Pode conservar-se em calda, em compotas ou em licores. Muitas empresas alimentares tratam os alperces com dióxido de enxofre (E220) antes da secagem, a fim de lhes conservar o seu rico tom alaranjado. Este tratamento produz substâncias que podem provocar um ataque de asma em pessoas susceptíveis.
Classificação na medicina tradicional chinesa
O alperce é de natureza neutra, é doce e amargo. Tonifica o yin e o sangue.
Meridianos onde actua
Pulmão.
Nomes vulgares
Alperce.
Nome botânico
Prunus armeniaca.
Outra informação sobre o medicamento
Embora com mais calorias que os frescos, os alperces secos são considerados um dos melhores frutos para a saúde, pois constituem uma fonte concentrada e prática de nutrientes, tendo mesmo feito parte da dieta dos astronautas Americanos em alguns dos seus voos espaciais.
Fonte
“Whole foods Companion” Dianne Onstad – Chelsea Green Publishing Company.
Autor
Diana Pinheiro, (Especialista em Medicina Tradicional Chinesa), ESMTC