Abacaxi em MTC


O abacaxi foi desde sempre considerado um fruto com importantes propriedades medicinais. Conheça-as.

O que é
O abacaxi é um fruto, pertencente à família das Bromeliáceas e é uma variedade de ananás. Teve origem na América do Sul, mais especificamente, no Brasil, contudo, a Tailândia é o maior produtor e exportador, colhendo mais de 2 milhões de toneladas por ano. Nos dias que correm o abacaxi é cultivado em quase todo o mundo: China, Índia, Java, Havai e vários locais da África e da América do Sul.
Propriedades
É desintoxicante, diurético, adstringente, antisséptico, anti-inflamatório, despigmentador, digestivo, expetorante, lipolítico, regenerador celular e rejuvenescedor. É, ainda, um ótimo purificador do sangue.

Em que situações deve ser utilizado
Em casos de ocorrência de febre, ajuda a digestão, elimina muco dos brônquios (bronquite) e elimina micróbios nocivos da garganta. É, ainda, utilizado contra afeções das vias respiratórias, da pele e acidez estomacal.
As bromelinas, enzimas contidas no fruto, são usadas no fabrico de comprimidos para controlar a inflamação de tecidos e para emagrecimento, apesar de a sua aplicação em dietas ser ainda controversa.

Como se utiliza
Utiliza-se: a casca, folhas e frutos (abacaxi). Deve, preferencialmente, ser saboreado ao natural, em sumos puros ou misturados com outras frutas (batidos), como a laranja, em bebidas alcoólicas (depois de fermentado) vinhos, licores, em saladas de verduras e de frutas.
Usa-se em vários pratos salgados e doces, como carnes (especialmente lombo e peru), bolos, tortas, docinhos e bombons.

Modo e quantidade de administração
Para a bronquite: corte o fruto em fatias e adicione mel sobre as mesmas. Em seguida cozinhe-as. Deixe arrefecer. Retire o sumo e coloque num frasco ou garrafa de vidro limpa e bem tapada. Tome 3 ou 4 colheres de sopa ao dia.
Afeções da garganta: coma o abacaxi, ao natural, beba o sumo e faça gargarejos com o mesmo.

Contra tosse com catarro: dilua duas colheres de suco de abacaxi num copo de água quente, adicione uma colher de mel. Beba bastante quente antes de se deitar.
Para o corpo: é usado em cremes, gel e óleos de massagem para combater a celulite e gordura localizada, pois ajuda a dissolver as gorduras e a reduzir as medidas.

Perigos durante a gravidez e a amamentação
Não foram encontradas quaisquer contraindicações. Para gestantes ou não, recomenda-se apenas que evite o contacto com os olhos, pois pode causar ardor e irritação.

Como se conserva
Conserva-se na forma de doce cristalizado ou em calda, em bebidas, tais como vinhos e licores, devendo, no entanto, ser consumido, preferencialmente, fresco.

Classificação na medicina tradicional chinesa
É de natureza neutra, ácida e doce. Tonifica o yin e elimina calor.

Meridianos onde atua
Baço e estômago.

Nomes vulgares
Abacaxi, aberas.

Nome botânico
Ananas comosus (comosus significa “com grande cabelo”).

Outra informação sobre o medicamento
O nome “abacaxi” vem do tupi “i’báká’ti” (“i’bá” = “fruto” e “ká’ti” = “rescendente”), que quer dizer “fruta cheirosa”. No início da colonização, era oferecido aos portugueses como um gesto de hospitalidade e boas-vindas. A fruta foi trazida para a Europa há mais de 300 anos, e hoje é muito apreciada em todo o mundo.

Fonte
“Whole foods Companion” Dianne Onstad – Chelsea Green Publishing Company.

Autor
Diana Pinheiro, Especialista de Medicina Tradicional Chinesa, ESMTC.