A abóbora foi um dos primeiros legumes importados do “Novo Mundo”.
O que é
A aboboreira é uma planta anual da família das Cucurbitáceas, que pode atingir até 5 metros de comprimento. São cultivadas pelovalor dos seus frutos, a abóbora, na alimentação. É nativa do México e cresce em toda a América do Norte há mais de 8.000 anos. Hoje está difundida por todo o mundo, sendo amplamente utilizada na alimentação humana.
Propriedades
Esta planta é anti-helmíntica, anti-inflamatória, bactericida, diurética, emoliente, estomáquica, umectante, vermífuga e laxativa. A polpa contém açúcares, albuminas, gorduras, ácido ascórbico, ácido hidrociânico, ácido salicílico, aminoácidos, carotenóides, cucurbitacina E, cucurbitina, flavonóides, saponinas, tanino, trigonelina, vitaminas e minerais.As sementes contêm até 50% de óleo essencial, albuminas, resina e minerais, especialmente zinco.
Em que situações deve ser utilizado
É utilizada em caos de diarreia, gases, prisão de ventre, febre, inflamações das vias urinárias, afecções renais, cistites, nefrites e reumatismo. É, ainda, usada no tratamento de afecções na próstata, contra vermes intestinais, parasitose, em queimaduras e afecções da pele, inflamações e dores de ouvidos. Combate também a anemia e a avitaminose.
É indicada ainda para peles oleosas, sendo usada em loções para a limpeza da pele, para auxiliar o tratamento da acne, para suavizar e amaciar a pele. Na forma de máscara capilar, ajuda a alisar os cabelos submetidos a tratamento químico.
Como se utiliza
As partes utilizadas são as flores, as folhas, a polpa e as sementes. A abóbora é consumida em muitos países, mas a sua presença é mais forte na culinária nordestina, onde é conhecida como jerimum e utilizada de inúmeras formas. A polpa da abóbora é consumida cozida, em pedaços ou sob a forma de puré, e em cozidos com carne, carne seca ou camarão e sopas. É usada também na preparação de doces e compotas.
As sementes são consumidas secas.
Modo e quantidade de administração
• Para a diarreia: coma durante alguns dias polpa de abóbora.
• Para queimaduras: esmague polpa fresca de abóbora e envolva a mesma por uma gaze. Aplique na zona afectada.
• Para o reumatismo: coma polpa de abóbora cozida.
• Para a prostatite: consuma sementes secas (pevides) de abóbora.
Perigos durante a gravidez e a amamentação
Não foram encontradas quaisquer contra-indicações.
Como se conserva
Pode conservar a abóbora em casa colocando-a num recipiente com terra. Não tem de a enterrar ou fazer qualquer outro procedimento, o simples contacto da abóbora com a terra conserva-a por algumas semanas. As sementes secas devem manter-se em recipiente fechado.
Classificação na medicina tradicional chinesa
A polpa é de natureza quente e de sabor doce. As sementes são de natureza neutra e de sabor amargo e doce.
Meridianos onde actua
A polpa actua nos meridianos do estômago e do baço e as sementes da abóbora actuam nos meridianos do intestino grosso e baço.
Nomes vulgares
Abóbora, jerimum, cabaça.
Nome botânico
Cucurbita pepo L.
Outra informação sobre o medicamento
As sementes da abóbora são tóxicas para os vermes, no entanto, são inofensivas para o Homem.
Fonte
“Whole foods Companion” Dianne Onstad – Chelsea Green Publishing Company.
Autor
Diana Pinheiro e Manuel João Pinheiro (especialistas de Medicina Tradicional Chinesa), ESMTC