O abrunheiro-bravo é conhecido desde a antiguidade como planta medicinal e alimentar. Foram mesmo encontrados caroços de abrunhos nas ruínas de algumas cidades.
O que é
O abrunheiro é uma árvore inerme, da família das rosáceas, que produz frutos pendentes e doces. Os abrunheiros-bravos formam, a partir de Março, nas falésias marítimas, magníficas moitas, cor de neve, repletas de ninhos de aves.
São plantas rústicas e invasoras, e podem, se não forem controladas, anexar vastíssimas áreas.
Tal como o framboeseiro-bravo, o tempo de vida do abrunheiro-bravo é aproximadamente igual ao do homem. Os abrunhos, pequenas drupas redondas e azul-escuras, quando maduras,
Propriedades
Os principais componentes são: tanino, heterósidos, ciano genéticos, vitamina C. Possui propriedades adstringentes, diuréticas, laxativas, sudoríferas e tónicas.
Em que situações deve ser utilizado
Pode ser utilizado em casos de acne, afeções da boca, problemas de crescimento, fadiga, furúnculos e pode ser utilizado como cura de Primavera. Os frutos secos são usados contra as afeções da bexiga e das vias urinárias, assim como em caso de perturbações digestivas.
Como se utiliza
As partes utilizadas são frutos, flores e folhas. Os abrunhos são colhidos, perfeitamente maduros, após as primeiras geadas para que moderem o seu gosto áspero quando verdes. Deles são feitas geleias ou marmeladas, licores, sumos, xaropes, vinho de abrunhos e aguardentes.
Também podem ser secos. As flores devem ser colhidas em botão, e posteriormente secas em camadas finas para evitar que escureçam ou que se desfaçam.
Modo e quantidade de administração
Para facilitar o crescimento durante a puberdade: coloque 50 g de abrunhos num litro de água, deixe ferver durante 5 minutos. Deixe arrefecer um pouco e beba uma vez por dia durante 5 dias.
Para a acne: coloque 50 g de flores de abrunheiro-bravo num litro de água a ferver, apague o lume e deixe infundir durante 10 minutos. Beba duas chávenas por dia, uma de manhã e outra à noite.
Tisana diurética: prepare uma infusão na proporção de duas colheres de café de flores secas para uma chávena de água. Tome uma a duas vezes por dia. Esta tisana favorece, ao mesmo tempo, as trocas metabólicas e exerce um ligeiro efeito laxante.
Perigos durante a gravidez e a amamentação
Para gestantes ou não a administração de abrunheiro-bravo, seja sob que forma for, deve ser feita com precaução, sobretudo em casos de diarreia. Doses elevadas podem provocar vertigens e dores de cabeça.
Como se conserva
As flores podem ser secas e conservadas em sacos de pano. Os frutos podem ser consumidos frescos e ao natural ou secos.
Classificação na medicina tradicional chinesa
É de natureza ligeiramente quente e de sabor doce e amargo.
Meridianos onde atua
Pulmão, Fígado e Intestino grosso.
Nomes vulgares
Abrunheiro-bravo.
Nome botânico
Prunus spinosa L.
Outra informação sobre o medicamento
As folhas secas são apreciadas por alguns fumadores de cachimbo.
Fonte
“Segredos e virtudes das plantas medicinais” – Pierre Devaleau – Selecções do Reader’s Digest.
Autor
Diana Pinheiro e Manuel João Pinheiro (especialistas de Medicina Tradicional Chinesa), ESMTC