Açafrão em MTC


O açafrão é conhecido desde a Antiguidade, sendo usado pelos antigos sumérios há mais de 5 mil anos, e depois pelos egípcios, gregos e romanos.

O que é
O açafrão é uma planta da família das Iridáceas, de cuja flor se extrai um corante amarelo-alaranjado aplicado em culinária, em farmácia e em medicina.É originário do Mediterrâneo Oriental.

Propriedades
O açafrão é anti-espasmódico, anti-inflamatório, antioxidante, emenagoga (que regulariza o fluxo menstrual), tónico, estimulante, sudorífero, sedativo e laxante.É principalmente constituído por: aldeídos terpenos (safranal, 2,2,4-trimetil-ciclohexa-1,3-dieno-carbaldeído, pineno e cineol), picrocrocina, carotenóides, crocetina, gentobiose, alfa e betacaroteno, licopina, zeaxanteno e mucilagem.

Em que situações deve ser utilizado

A planta é usada no tratamento da histeria, estimula o apetite, é boa para a bronquite, frigidez, afecções das gengivas, impotência e tosse. O açafrão é empregado em farmacologia na preparação de tinturas, extractos, loções oculares e colírios, mas sobretudo em pílulas abortivas. Na fitoterapia, é utilizado para problemas digestivos, contra prisão de ventre e até contra veneno de cobra.
Esta planta possui propriedades tónicas que estimulam a actividade digestiva. É usado popularmente para regularizar a menstruação. Tem propriedade sudorífera, sendo útil para baixar febres e também tem poder antioxidante.

Como se utiliza
A parte utilizada são os estigmas secos. É usado, geralmente, em molhos, sopas, saladas, arroz e cozidos com frango ou legumes.É indispensável na cozinha mediterrânea e em pratos como a paella valenciana, típica da cozinha espanhola, no risotto alla milanese, da Itália, e na sopa bouillabaisse, do Sul da França. É muito usado também na cozinha indiana e na Ásia Central, especialmente para dar cor ao arroz.

Modo e quantidade de administração
Para estimular o apetite: tempere o peixe ou a carne com um pouco de açafrão.
Para a bronquite: deixe a macerar50 g de estigmas triturados em 1 litro de vinho tinto doce, durante 2 dias. Filtre, adicione 1 kg de açúcar. Deixe cozer em banho-maria sem ferver e coloque em 3 frascos. Beba 3 colheres de café por dia.
Para gengivas doridas e inflamadas: esfregue, suavemente, as gengivas com o indicador mergulhado em açafrão.

Perigos durante a gravidez e a amamentação
Está contra-indicada a sua utilização durante a gravidez. Quando ingerido em quantidades elevadas, o açafrão altera a coloraçãoda urina, do suor e outras secreções do corpo, para amarelo claro. Em alta dosagem, exibe qualidades tóxicas, abortivas, causa hemorragias, vómitos, diarreias e vertigens. No entanto, como o veneno de açafrão tem um preço elevado é raro encontrá-lo.

Como se conserva
Para secar os estigmas: depois de colhida a flor inteira, os estigmas são cortados à mão, junto com uma parte do estilete da planta.
Os estiletes devem ser secos no próprio dia num secador ou sobre pedras aquecidas, de modo a que percam a água, em cerca de meia hora. Depois de secos, os estigmas podem ser triturados para a obtenção do açafrão que deve ser conservado em potes de vidro escuros com tampa ou em sacos de plásticos transparentes.

Classificação na medicina tradicional chinesa
É de natureza neutra e de sabor picante. Promove a circulação do Qi.

Meridianos onde atua
Coração e Fígado.

Nomes vulgares

Nome botânico
Crocus sativus L. (Crocus deriva do termo árabe “za’fran”, que significa “ser amarelo”).
Outra informação sobre o medicamento
São necessárias entre 120 000 e 140 000 flores para obter 1 kg de açafrão seco. A sua cor deve-se à presença de um carotenoide é o tempero mais caro do mundo, mas também basta uma pitada para dar uma cor intensa aos pratos.

Fonte
“Whole foods Companion” Dianne Onstad – Chelsea Green Publishing Company.

Autor
Diana Pinheiro e Manuel João Pinheiro (Especialistas em Medicina Tradicional Chinesa), ESMTC