Acelga em MTC


Os assírios consumiam-na, os Romanos apreciavam-na em caldos e na Idade Média era obrigatoriamente utilizada numa sopa de alho-porro. Uma planta utilizada desde tempos imemoráveis… Saiba porquê.

O que é
A acelga é uma planta herbácea, da família das quenopodiáceas. De entre o grande número de verduras de origem exótica, a acelga singulariza-se pela sua origem europeia. Na realidade ela deriva, como a beterraba, da acelga-brava.

Propriedades
É anta anémica, emoliente, laxante e refrescante. O seu teor em ferro, vitaminas C, D, betacaroteno (provitamina A), ácido fólico e niacina (vitamina B5), confere-lhe ótimas qualidades alimentares. Cerca de 100 g de acelga crua fornecem 28,6 calorias.

Em que situações deve ser utilizado
Em casos de anemia, cistite, obstipação (prisão-de-ventre), afeções da pele e abcessos. Auxilia na digestão e na saúde do fígado. Além disso, o seu conteúdo em niacina (vitamina B5), ajuda a evitar problemas do aparelho digestivo e do sistema nervoso.

Como se utiliza
Atualmente, utiliza-se sobretudo a nervura branca central da folha, mas a parte verde, que pode substituir os espinafres, mantém utilizações específicas. Na região de Nice (em França), por exemplo, constitui a base de uma torta de gosto adocicado.

Modo e quantidade de administração
Para casos de anemia e obstipação: inclua acelga na sua alimentação. Coza-a e consuma-a às refeições.
Para a pele: faça uma máscara calmante e antirrugas. Pique folhas frescas de acelga, adicione um pouco de óleo de amêndoas doces e pique novamente, mas desta vez tudo em conjunto. Aplique uma camada da mistura obtida. Deixe repousar na cara por breves minutos e depois retire com água morna.

Perigos durante a gravidez e a amamentação
Não foram encontradas quaisquer contraindicações. Na verdade, a acelga diminui o perigo de mulheres grávidas terem bebés com anomalias congénitas (pois possui ácido fólico).

Como se conserva
Deve ser conservada no frigorífico.

Classificação na medicina tradicional chinesa
É de natureza fresca e de sabor doce, ácido e amargo. Remove toxinas. Clarifica calor

Meridianos onde atua
Intestino grosso, Pulmão, Baço-pâncreas e Estômago.

Nomes vulgares
Acelga, celga.

Nome botânico
Beta vulgaris.

Outra informação sobre o medicamento
Relata-se que a acelga foi inicialmente consumida pelos Assírios, em 800 a.C., que apenas consumiam as folhas. Os Romanos também as apreciavam em caldo e cozidas com malvas silvestres, numa mistura possivelmente laxativa.
Na Idade Média, a acelga era obrigatoriamente utilizada numa sopa de alho-porro.

Fonte
Segredos e virtudes das plantas medicinais- Pierre Delaveau – Seleções do reader’s Digest.

Autor
Diana Pinheiro e Manuel João Pinheiro, Especialista de Medicina Tradicional Chinesa, ESMTC.