Alergias e Primavera


Áaa…atchimmm! Santinho. Não é constipação? Então, provavelmente a culpa é do pólen. Saiba mais sobre as alergias primaveris.

 

As famosas alergias da Primavera costumam estar associadas às flores que tanto nos encantam. Mas dificilmente afectam quem não padeça já de uma deficiência da energia do pulmão, e/ou de hipersensibilidade ao nível da energia do fígado. Como verá, a culpa não é toda do pólen (se é que ele tem alguma).

Há muitas doenças que são vistas como alergias, mas as mais frequentes são as que afectam o sistema respiratório, como asma, rinite alérgica, sinusite, bronquite e febre dos fenos. Os sintomas mais usuais das alergias são:

  • Espirros.

  • Corrimento nasal.

  • Dificuldades respiratórias.

  • Tosse.

  • Olhos vermelhos e lacrimejantes.

  • Outros sintomas, variáveis de pessoa para pessoa.

Muitas vezes, estas doenças alérgicas instalam-se no organismo durante tanto tempo que passam a ser crónicas. Mas, crónicas ou não, é certo e sabido que há um agravamento dos sintomas na estação da Primavera.

Na verdade, este agravamento passa pelas partículas de pólen – resultantes da floração de plantas e árvores, e que se espalham pelo ar com a finalidade de fertilizar outras plantas (um mecanismo indispensável à sobrevivência das espécies vegetais). O ar que serve de transporte a estes milhões de partículas, é o mesmo ar que é indispensável para a sobrevivência do ser humano, e que pela garganta e fossas nasais entra no organismo, afectando todo o sistema respiratório.

Na perspectiva da Medicina Chinesa, a alergia indica uma deficiência energética do meridiano do pulmão, e o agravamento das alergias na Primavera poderá ter várias justificações:

  • Debilidade congénita da energia do pulmão.

  • Debilidade da energia do pulmão provocada pelo frio, vento ou humidade do Inverno anterior.

  • A Primavera é a estação do fígado, pelo que energia deste órgão está em plenitude, provocando a contradominação do fígado sobre o pulmão, provocando ou aumentado a deficiência energética deste último.

  • Uma ou mais destas razões, complementadas com stress, alimentação incorrecta, ar viciado, fumo do tabaco, tornam o qi (energia) do pulmão tão fraco que ele é facilmente atacado pelas partículas de pólen que existem na atmosfera.

Um especialista de Medicina Tradicional Chinesa (MTC), poderá descriminar as origens da alergia, e, na fase aguda, irá tratar primeiro os sintomas, passando depois às causas, na tentativa de eliminar o mal pela raiz. Como é característico da MTC, os tratamentos poderão variar de paciente para paciente.

Manuel João Pinheiro, Especialista de Medicina Tradicional Chinesa e Professor na ESMTC