Alimentos para o Inverno


Para resistir às mudanças, o seu corpo tem que se preparar para o Inverno. Escolha o que vai comer.
O Inverno está à porta e segundo a filosofia chinesa, estamos na estação do Metal, ou seja, no Outono, o que quer dizer que nos devemos preparar para a estação da Água, o Inverno.
Esta estação do ano (Inverno) caracterizada pela chuva e pelo frio, indica-nos que o nosso corpo tem de estar forte para resistir aos rigores destas mudanças. É certo que não temos Invernos rigorosos, com temperaturas abaixo de zero mas, mesmo assim, devemos proteger o nosso organismo com uma boa energia. Devemos, no entanto, evitar os excessos de gordura que só são necessários quando a temperatura desce muito. Uma das formas de se obter essa energia é através duma alimentação apropriada, exercícios de qigong (chikung) adequados e descanso suficiente.
Todas estas formas são boas para se obter uma boa energia de proteção do rim. O Inverno é a estação deste órgão – o rim, elemento água, correspondente à cor azul índigo e ao sabor salgado.
Através duma alimentação que fortaleça a energia yang do rim, poderemos preparar-nos para evitar ter tanto frio, assim como, evitar gripes, dores reumáticas, frieiras, entre outras.
Os alimentos aconselhados no Outono para preparação do Inverno são de natureza morna ou quente e tonificam, na sua grande maioria, o yang do rim. A razão pela qual se começa a tratar deste órgão antes do Inverno, deve-se ao facto de ser necessário tempo para que o organismo se fortaleça. É tal e qual uma mãe que alimenta o seu filho dentro do ventre, para que este quando nasça, seja saudável e vigoroso.
Devemos pensar sempre deste modo em relação a qualquer estação: na Primavera prepara-se o coração, no início do Verão prepara-se o baço, no final do Verão o pulmão, no Outono o rim e no Inverno o fígado. Se praticarmos esta filosofia, a nossa saúde é que fica a ganhar.
Por este motivo, experimente comer mais destes alimentos: feijão azuki, castanhas, carne de carneiro, ovos de galinha, alho francês, couves verdes, batatas, aipo, espargos, lentilhas, pistácios, nozes, pipas de girassol, uvas, amoras, limão. Deve também temperar com algumas destas especiarias que aqui são sugeridas: cravinho-da-índia, cominhos, canela, salsa, pimenta preta, manjericão, alecrim e anis-estrelado.
Todos estes alimentos podem ser cozinhados da forma que mais lhe agradar e verá que no Inverno não padecerá de tanto frio e sentir-se-á com muito mais energia. No entanto, se sofrer de alguma patologia relacionada com o pulmão ou se sofrer de vazio de yin do rim informe-se junto de um especialista de MTC sobre a alimentação mais adequada ao seu caso.

Autor
Maria de Fátima Ng Flores, ESMTC.