Bróculos em MTC


Desde o século XVI que tem sido cultivado na província italiana da Calábria. Os brócolos chegaram a ser cultivados, na Jónia, como uma erva sagrada.

O que é
Os brócolos são uma hortaliça de inflorescência, originária da região do Mediterrâneo, pertencente à família Brassicácea, assim como a couve-comum, a couve-flor, o repolho, a mostarda, o rabanete e o agrião.

Propriedades
Os brócolos contêm tanto cálcio como o leite. Também é fonte de fósforo, ferro e fibras. Quanto mais escura for a sua cor (sejam roxos, verdes ou verde-azulado-escuro) tanto maior será a quantidade de vitamina C e betacaroteno.
Tem acções tais como: anti-cancerígena, anti-oxidante, anti-inflamatória, calcificante, calmante, diurética, emoliente, laxante, vitaminizante.

Em que situações deve ser utilizado
Indicado para combater colite e anemia. Bom para pacientes que apresentam quadro de carência de vitaminas A, C e E, e deficiência de calcificação.
Auxilia também em tratamentos de irritabilidade e ansiedade. Estimula as funções do fígado.

Como se utiliza
Pode ser consumido puro, em saladas (quando muito tenro), ou cozido: em sopas, refogados, ou como ingrediente de pratos como massas, soufflés, cremes e bolos salgados.
A cozedura em excesso leva à perda de nutrientes e prejudica a textura.
O descongelamento é rápido e feito durante o processo de cozedura e preparo do prato. Para uniformizar a cozedura do talo e dos botões florais deve-se fazer um corte em forma de cruz na base do talo.

Modo e quantidade de administração
Para ajudar o fígado: coza em vapor ou numa panela tapada, com pouca água, pelo menor tempo possível e coma os brócolos.
Para restabelecer vitaminas e minerais: além de comer os brócolos aproveite a água da cozedura dos mesmos para fazer uma deliciosa e nutritiva sopa.

Perigos durante a gravidez e a amamentação
Não foram encontradas contra-indicações durante a gravidez, no entanto para gestantes ou não, quando cozidos, os brócolos aumentam o teor de enxofre, podendo causar, uma certa irritação em pessoas com estômagos sensíveis, e uma possível formação de gases intestinais e flatulência.

Como se conserva
Os brócolos são uma das hortaliças de menor durabilidade, amarelecendo e murchando rapidamente. No frigorífico, pode ser mantido até 4 dias, dentro de um saco de plástico perfurado.
Os brócolos de cabeça única são o tipo mais indicado para congelamento.
Para garantir a qualidade deste vegetal, quando congelado deve-se proceder da seguinte maneira: após descartar as folhas e talos muito grossos ou duros, desmembre os floretes e deixe-os de molho em água e limão por meia hora. Em seguida, mergulh

Classificação na medicina tradicional chinesa
É de natureza fria, amarga e picante.

Meridianos onde actua
Fígado.

Nomes vulgares
Brócolos, brócoli, brocos, couve-brócolo.

Nome botânico
Brassica oleracea, itálica group. (Brassica deriva do latim “brachium” que significa “ramo”; oleracea é um termo referente a um jardim de vegetais que se usam em culinária).

Outra informação sobre o medicamento
Os brócolos têm sido apontados como um possíveis aliados no combate ao cancro, em função de compostos químicos denominados isotiocianatos e indols. Estas substâncias podem bloquear ou reduzir danos celulares no caso de tumores e cancro.

Fonte
“Whole foods Companion” Dianne Onstad – Chelsea Green Publishing Company.

Autor
Diana Pinheiro, ESMTC, (Especialista de Medicina Tradicional Chinesa)