Camarão em MTC


A cor vermelha do camarão é resultado de um grupo de pigmentos, conhecidos como carotenóides. Este pigmento está preso a uma proteína que quando é aquecida é destruída e mostra a verdadeira cor do camarão.

O que é
O camarão é um crustáceo decápode, macruro, comestível, da família dos Palemonídeos e dos Peneídeos. São muito frequentes junto das costas marítimas portuguesas, rias e embocaduras dos rios.
Propriedades
O camarão é adstringente, estimulante, ligeiramente purgativo e elimina impurezas.

Em que situações deve ser utilizado
O camarão reforça a função (energia) dos rins, remove coágulos de sangue, elimina a sensação de frio no interior do corpo, ajuda a eliminar a expectoração, elimina os vermes intestinais (principalmente os oxiuros) e aumenta o leite materno. Aumenta a potência sexual no homem, fortalece o estômago.

Como se utiliza
Pode-se usar internamente depois de devidamente cozinhado. Externamente pode-se aplicar no local da lesão (camarões triturados). O camarão é utilizado em refogados, como aperitivo, adicionado a saladas frias ou quentes e pode ainda cozido ou grelhado.

Modo e quantidade de administração
Para reforçar a função dos rins (tonificação do Yang do Rim e do Yang em geral) e impotência sexual masculina: demolhar40 g de camarões em água até ficarem moles. Fritá-los de seguida em óleo de sésamo e 300 g de cebolinho Tempere com sal. Pode ainda, cozinhar simplesmente os camarões e beber com vinho morno.
Aumentar o leite materno: cozinhar em vinho branco 100 g de camarões secos e comê-los acompanhados com sopa feita de pés de porco.

 Perigos durante a gravidez e a amamentação
Comer regularmente camarões reforça a energia da mulher grávida e da criança. Neste caso certifique-se que os camarões são frescos. Contudo devem ser consumidos com moderação, e evitados na ocorrência de problemas de pele (devido ao calor tóxico no sangue), e na convalescença devido a doença crónica.
Como se conserva
Os camarões podem ser conservados congelados, sendo preferível consumi-los frescos. Podem ainda ser conservados em vinho.

Classificação na medicina tradicional chinesa  
É de natureza morna e de sabor doce. Aquece. Harmoniza o Qi. Elimina a Mucosidade. Remove a estagnação do Sangue. Elimina o Vento. Usado na deficiência de Yang em geral. Hemiplegia (devido a mucosidade-calor).

Meridianos onde actua  
Estômago e Baço.

Nomes vulgares
Camarão.

Nome botânico
Penaeus Orientalis; Panulirus Ornatus.

Fonte
“Remédios do Mar” – trabalhos apresentados a concurso – Infarmed.

Autor
Diana Pinheiro e Manuel João Pinheiro (especialistas de Medicina Tradicional Chinesa – ESMTC).