Carne de porco em MTC


Quando se comparam doses equivalentes desta carne com a de frango ou a de vaca, supostamente mais magras, a diferença nas proteínas e gordura não é muita.

O que é
O porco é um mamífero artiodáctilo doméstico da família dos Suidas.
É muito útil por fornecer carne para a alimentação do Homem. A carne de porco não é tão gorda como se pensa. O seu teor em colesterol é modesto. É uma carne fácil de digerir.
Quando se comparam doses equivalentes desta carne com a de frango ou a de vaca, supostamente mais magras, a diferença em termos de matéria proteica e gorda não é muita.

Propriedades
100 g de perna de porco magra assada contém 7% de gordura, enquanto que uma dose equivalente de frango assado sem pele contém 5,5%.
Em termos de proteínas e calorias, também há pouca diferença: uma dose de frango contém 25 g de proteínas e 150 calorias, e a de porco, 30 g de proteínas e 185 g de calorias.

Em que situações deve ser utilizado
É uma ótima fonte de vitaminas do complexo B em especial vitamina B12 e fonte razoável de zinco, além de conter ferro, por isso pode ser utilizado em anemia, perturbações digestivas (anorexia, diarreia), em problemas neurológicos e em perturbações cutâneas.

Como se utiliza
A carne de porco pode ser preparada de diversas maneiras: assada, grelhada, utilizada para fazer salsichas, salame, toucinho, presunto e fiambre, muito utilizado em sandes com alface e tomate. Também são consumidos os rins do porco.

Modo e quantidade de administração
Comer carne de porco: a melhor maneira de se consumir carne de porco é assada ou grelhada e deve ser muito bem passada para não transmitir ovos de ténia, triquinose ou outros parasitas.

Perigos durante a gravidez e a amamentação
Devido ao processo de “cura”, produtos como o toucinho e o presunto têm um teor de sódio excecionalmente elevado, devendo por isso, ser consumidos parcimoniosamente por gestantes ou não, por quem tenha tensão arterial alta, hiperglicemia, gota ou estiver a seguir uma dieta com baixo teor de sal.

Como se conserva
A carne de porco é geralmente conservada utilizando a técnica da “cura”, em que é transformada em toucinho ou presunto, atravésda utilização de sal, nitrato e nitrito de sódio. Em enchidos, é normalmente “curada” em fumeiro.
Hoje, as sofisticadas técnicas de refrigeração, tiraram a relevância da “cura” como processo de conservação. No entanto, ela ainda é utilizada, em grande parte, porque as pessoas gostam do sabor.

Classificação na medicina tradicional chinesa
O fiambre é de natureza quente e de sabor salgado, tonifica o Qi. Os rins do porco são de natureza neutra e de sabor salgado, tonificam o Yin.

Meridianos onde actua
O fiambre actua no meridiano do Baço. Os rins do porco actuam no meridiano do Rim.

Nomes vulgares
Carne de porco, fiambre.

Outra informação sobre o medicamento
A carne de porco é uma das carnes mais magras que podemos consumir. Muitos dos seus derivados: salames, salchichas e toucinho, entre outros, contêm um elevado teor de gordura saturada, associado, se ingerida em excesso, a altos níveis de colesterol; por isso se pensa, erradamente, que toda a carne de porco é rica em gordura e incompatível com uma dieta saudável.
De facto, a carne de porco magra, tem menos gordura do que a carne de vaca ou borrego.

Fonte
“Coma e cure-se” – Doutor Andre Dracea- Bodywell Holdings S.A

Autor
Diana Pinheiro e Manuel João Pinheiro, Especialistas de Medicina Tradicional Chinesa, ESMTC.