Coco em MTC


O coco contém o iodo orgânico necessário para prevenir problemas relacionadas com a tiroide.

O que é
O coco é um fruto. A sua origem é controversa. Há quem diga que é oriundo da Malásia, outros afirmam que veio da Índia ou ainda da Nova Zelândia. Certo, é que o coco chegou ao Brasil, por volta de 1570, levado pelos portugueses provenientes das ilhas de Cabo Verde.

Propriedades
O fruto é anti-inflamatório, emoliente, hidratante, nutritivo, oxidante, calmante, condicionante, refrescante, remineralizante, mineralizante e protetor das membranas celulares.

Em que situações deve ser utilizado
O coco contém o iodo orgânico necessário para prevenir problemas relacionadas com a tiroide.
Possui vitaminas, sais minerais e potássio. Ajuda a elimina cálculos renais e normaliza o funcionamento dos rins. Combate ainda a icterícia, irritações gastrointestinais, doenças do peito, inflamações dos olhos, e atua na eliminação de vermes intestinais.
A água de coco também é útil no tratamento de enfermidades da bexiga, crises asmáticas, disenteria, arteriosclerose e diabetes.

Como se utiliza
Utiliza-se a polpa e o leite do coco para consumo. Contudo o coqueiro tem mais aplicações: o tronco do coqueiro resulta numa boa madeira para móveis, as folhas são utilizadas no fabrico de cestos, na tecelagem e também como cobertura (telhado) das casas em determinadas localidades.

Modo e quantidade de administração
•    Tosse: faz-se um orifício no coco verde e introduz-se mel. Tapa-se o orifício e mergulha-se a fruta em banho-maria por meia hora. Toma-se o conteúdo ao longo do dia.
•    Contra ataques de asma: tomar 2 colheres de leite de coco pela manhã e à noite.
•    Em casos de desidratação do organismo: beber a água de coco com uma pitada de sal de cozinha. A composição desta combinação é muito semelhante à do plasma sanguíneo, sendo excelente recurso para repor os líquidos perdidos.
•    Contra parasitas intestinais: tomar uma colher de coco fresco ralado, pela manhã.

Perigos durante a gravidez e a amamentação
O consumo de coco durante a gestação é considerado benéfico, uma vez que ajuda a prevenir a ocorrência de vómitos. O leite de coco é comparado quimicamente com o leite materno e é uma rica fonte de proteínas, potássio e ácido fólico. Contudo, o uso externo pode causar eventuais reações alérgicas e desidratação da pele em pessoas sensíveis.

Como se conserva
Conservar em locais frescos e secos ou no frigorífico.

Classificação na medicina tradicional chinesa
É de natureza neutra e doce. Tonifica o Qi.

Meridianos onde atua
A água de coco é reguladora do Coração.

Nomes vulgares
Coco, coco-da-Baía, coqueiro.

Nome botânico
Cocos nucífera.

Outra informação sobre o medicamento
A polpa, abundante, chega a ter 2 centímetros de espessura. A cavidade central do fruto contém a “água-de-coco”.

Autor
Diana Pinheiro, Especialista de Medicina Tradicional Chinesa, ESMTC.