Dores menstruais – o que fazer?


dores menstruais

Do ponto de vista da Medicina Tradicional Chinesa as dores menstruais podem ter diversas causas.

A dismenorreia é caracterizada por uma dor principalmente no abdómen inferior, mas incluindo também a zona lombar, sacro, anca, e coxas, ocorrendo imediatamente antes, durante ou mesmo depois do período. Esta dor deve-se à ausência do livre fluir do Qi, a qual, por sua vez, pode ser devida a uma plenitude ou vazio.

O Qi patogénico pode encher, bloquear e obstruir o fluxo de Qi e Sangue causando dor; ou a insuficiência do Qi verdadeiro pode causar um colapso dos meridianos e vasos luo; ou a secura dos seios, com contracturas à volta do sistema dos meridianos.

A plenitude obstruindo a abertura e livre fluxo do período inclui estase de Qi, estase de Sangue, plenitude Frio, Humidade, Humidade-calor, Calor depressivo e estase/acumulação de parasitas.
O vazio inclui vazio/afundamento do Qi do Baço-pâncreas e do Zhong Qi, vazio de Sangue, vazio de Yin do Fígado e do Rim, Calor vazio e vazio Frio.

Síndrome/Causas

Estase do Qi e de Sangue (depressão, transtornos emocionais durante ou depois do período que causam estase Qi de Fígado e de Sangue)

Sintomas

Distensão abdominal e dor 1 a 2 dias antes do período e que é agravada pela pressão. Se a estase de Qi é dominante existe mais distensão e cãibras, sendo agravada por stress e problemas emocionais. Se a estase de Sangue predomina existe mais dor do que distensão, sendo que esta é fixa e lancinante. O fluxo tende a ser escasso e a fluir dificilmente. Sangue de cor púrpura e escuro. Quanto mais estase de Sangue, maiores os coágulos.

Princípios terapêuticos

Regular o Qi, dissipar a estase de Sangue, aliviar a dor.

Síndrome/Causas

Humidade-frio no útero(exposição ao frio, humidade, chuva, ou excesso de alimentos crus, frios ou condições vento-húmidas-frias que afectam o Chong e o Ren e bloqueiam a circulação no útero).

Sintomas

Dor no abdómen tipo facada, desejo de calor. Aversão ao frio. Período escasso e adstringente, não fluí livremente, cor púrpura e escuro, coágulos, inversão do fluxo de Sangue para as extremidades, dores generalizadas, face pálida, língua arroxeada com capa branca gordurosa, húmida. Pulso profundo, lento, ou profundo e tenso.

Princípios terapêuticos

Aquecer os meridianos, dispersar o Frio, eliminar a Humidade-frio para dissipar a estase e aliviar a dor.

Síndrome/Causas

Humidade-calor no Aquecedor inferior(Humidade-calor que ataca e segue o meridiano Chong e Ren, causando bloqueio do Qi e do Sangue, ou que penetra depois da concepção ou durante a menstruação)

Sintomas

Tensão no abdómen inferior, distensão e dor que resiste à pressão e que ocorre antes do período, ficando pior quando este se aproxima. Período excessivo de cor púrpura, espesso, com corrimento vaginal excessivo e cheiro forte, podendo ser branco, amarelo ou vermelho. Agitação, corpo quente, boca seca e amarga, desejo de beber, obstipação, pouca urina, língua vermelha com capa amarela viscosa, pulso em corda, suave e rápido.

Princípios terapêuticos

Aclarar o Calor, eliminar a Humidade, dissipar a estase sanguínea e aliviar a dor.

Síndrome/Causas

Vazio de Qi e Sangue(devido ao vazio de Qi do Baço-pâncreas e do Estômago não se forma Sangue e Qi; ou doença severa que lesa o Qi e o Sangue; como o Chong está vazio existe uma falta de nutrição e dor devido à falta de suprimento sanguíneo.

Sintomas

Dor surda abdominal que ocorre 1/2 dias antes do período, sensação de vazio e de afundamento na área da vulva; melhora com a pressão, fluxo escasso, inquietação, fadiga, face amarelada, apetite fraco, fezes moles, língua pálida, pulso fino e fraco (sintomas de vazio de Qi, Sangue e de vazio de Baço-pâncreas e alguns do Coração e Rins – órgãos mais importantes na formação de Sangue).

Princípios terapêuticos

Tonificar o Qi e o Sangue e aliviar a dor.

Síndrome/Causas

Deficiência e lesão do Fígado e do Rim (Verifica-se a pré-existência de uma deficiência do Fígado e do Rim, de um nascimento ou excesso de actividade sexual causando deficiência destes órgãos.

Sintomas

Dor surda abdominal durante o 1º e 2º dia do período, dor e distensão na região lombar, cor clara, fluxo escasso e fino, ou febre vespertina, ou zumbidos, pulso fino e fraco, língua pálida vermelha com capa fina (a dor neste caso é devida à insuficiência do Sangue do Fígado e do Yin do Rim para encher o útero/Chong/Ren de Sangue e manter os seios nutridos e humedecidos.

Princípios terapêuticos

Tonificar o Rim e o Fígado, aliviar a dor

Autor: Ana Varela, ESMTC (Especialista em Medicina Tradicional Chinesa)