Espasmos musculares e tiques


 

Sendo a Primavera a estação do ano que se aproxima enfatizaremos as suas relações segundo as leis dos 5 elementos ou movimentos.

 

As propriedades do elemento madeira são a produção e a flexibilidade.

“O Fígado comanda os tendões e as aponevroses musculares. A aparência exterior do Fígado lê-se nas unhas.” (Su Wen cap. 44) O Fígado pode comandar os tendões e as bainhas musculares, pois é o “sangue do Fígado” o responsável pela sua nutrição.

Se o sangue do Fígado for abundante, os tendões serão sólidos e fortes, as unhas resistentes e flexíveis. Se o sangue do Fígado for insuficiente, os tendões serão fracos, as unhas secas de cor clara, moles e com deformações, ou então serão delgadas e quebradiças.

Quando o sangue não alimenta os tendões, os sintomas principais serão: mãos trémulas, pés entorpecidos, movimentos difíceis, unhas delgadas, quebradiças e manchadas. Quando o calor diminui os líquidos orgânicos e fere os tendões, os sintomas principais serão: tiques, espasmos, opistótonos, trismos.

Todos os tremores, espasmos, tiques, vertigens, convulsões que aparecem durante a evolução de uma doença chamam-se, em MTC, Vento do Fígado. A etiologia relacionada com o vento do Fígado é, mais comummente, uma das três síndromas: o Yang do Fígado torna-se vento, o Fogo em seu acme produz vento ou o vazio de sangue origina vento.

Quando o vento do Fígado, com espasmos e tiques, é originado por vazio de sangue, pode prescrever-se a seguinte fórmula de 5 plantas:

  • Anémona.

  • Alquemila.

  • Anho Casto.

  • Salgueiro Branco.

  • Passiflora.

Estas 5 plantas são colocadas numa proporção de 30 gramas para um litro de água. Procede-se a uma infusão de 10 minutos e a posologia é de 3 chávenas por dia (equivalente a um litro).