Embora acusadas de produzir flatulência, as favas são bastante apreciadas. Com elevado valor nutricional são um componente útilem qualquer dieta equilibrada, uma vez que são pobres em gorduras e ricas em fibras solúveis que ajudam a baixar o colesterol.
O que é
A faveira é uma planta da família das leguminosas subespontânea. Originária da bacia mediterrânea.
A fava é conhecida desde de 2200 a.C. no Egipto.
São um componente útil em qualquer dieta equilibrada uma vez que são pobres em gorduras e ricas em fibra.
Propriedades
A fava é anti-espasmódica, diurética, sedativa, nutritiva, contém betacaroteno, que o organismo converte em vitamina A, niacina, ferro, vitamina C e E.
Contém 23% de proteínas e 55% de glúcidos.
São ricas em fibras solúveis que ajudam a baixar o colesterol.
Em que situações deve ser utilizado
A sua utilização é útil para baixar o colesterol, controlar as gorduras no organismo, prevenir a obstipação, controlar a insulina e o açúcar no sangue, ajudar a drenar toxinas das artérias.
Ajudam ainda na regulação intestinal.
Como se utiliza
Podem ser cozinhadas sem tirar a casca, podendo ser consumidas quentes ou frias, inteiras ou sob a forma de puré, tirando previamente a casca.
Podem ainda constituir uma saborosa sopa ou servir para enriquecer guisados e outras sopas.
Que precauções deve ter
Não foram encontradas quaisquer contra-indicações durante a gravidez quando consumidas com moderação, contudo para gestantes ounão, o seu consumo pode causar flatulência, pode reagir a certos anti-depressivos produzindo subida de tensão arterial e pode ainda desencadear o favismo, grave doença hereditária.
Modo e quantidade de administração
Para minimizar a flatulência: as favas devem ter uma cozedura prolongada, pois desta maneira, reduz-se o conteúdo em açúcares das favas secas.
Fonte de proteínas: coza favas e combine com massa ou arroz desta forma estará a consumir proteínas de qualidade equivalente à das fontes animais, como a carne ou os ovos.
Cozinhar favas secas: as favas têm de ser demolhadas em água durante 7 a 8 horas e muito bem escorridas antes de serem cozidas durante cerca de 40 minutos. Antes de as utilizar, retire-lhes a pele, pois são indigestas.
Como se conserva
A congelação não afecta grandemente os nutrientes, mas o processo de enlatamento tende a destruir a sua vitamina C.
Classificação na medicina tradicional chinesa
É de natureza neutra e sabor doce.
Meridianos onde actua
Baço-pâncreas e Estômago.
Nome botânico
Vicia faba (faba provém da palavra grega “phago” e significa “para comer”)
Outra informação sobre o medicamento
Uma pequena porção de 100 g fornece mais de um quarto da necessidade diária de fósforo, que entre outras funções ajuda a mantera saúde dos ossos e dentes.
A fava já era cultivada na Era do Bronze; a sua importância alimentar era grande entre os antigos, embora tivesse a fama de albergar as almas dos mortos e de provocar sonhos funestos.
Autor
Diana Pinheiro e Manuel João Pinheiro, Especialista de Medicina Tradicional Chinesa, ESMTC