Funções dos Pontos de Acupunctura


Funções dos pontos de acupunctura

É natural que se pense que as funções dos pontos de acupunctura são apenas terapêuticas, mas tal não é o caso. Existem duas grandes funções para os pontos de acupunctura: diagnóstica e terapêutica.

Função diagnóstica

A função diagnóstica faz-se através da palpação. Quando o acupunctor pressiona com o dedo determinada zona do corpo, que parece seguir um caminho já determinado, procura pontos de acupunctura, de determinado meridiano, dolorosos.

Os pontos quando se apresentam dolorosos indicam a existência de um bloqueio da circulação energética daquele meridiano. Só depois, o terapeuta parte para a realização de técnicas terapêuticas. Mas a função diagnóstica dos pontos de acupunctura não se fica por aqui.

Nas nossas costas passa o meridiano da bexiga. Este vem da cabeça e quando chega ao pescoço divide-se em dois ramos: o ramo interno e o ramo externo. O ramo interno é o que tem mais importância para o diagnóstico. Aí situam-se os pontos de assentimento, como são designados, que indicam problemas em determinado órgão.

Através da sua palpação podemos saber o estado energético do órgão a que esse ponto diz respeito – se houver tensão à superfície é a energia yang desse órgão que está perturbada, se houver flacidez é a função yin do órgão.

Eles seguem uma linha vertical, paralela à linha média das costas. Como todos os pontos de acupunctura regulares têm nome próprio, função específica e pertencem a um meridiano.

O primeiro é o ponto de assentimento do pulmão, o segundo do mestre do coração, coração, fígado, vesícula biliar, baço, estômago, triplo aquecedor, rim, intestino delgado, intestino grosso e bexiga. Consoante a patologia, um destes pontos pode apresentar-se tenso à palpação, em vazio ou doloroso.

Além das funções diagnósticas também têm funções terapêuticas.

Função terapêutica

A punctura (inserção da agulha de acupunctura num ponto) ou a pressão/manipulação feita durante uma massagem sobre um ponto são acções terapêuticas sobre o ponto.

Assim numa afecção do pulmão pode puncturar-se o ponto de assentimento do pulmão, numa doença que envolva o fígado e o rim podem puncturar-se os pontos de assentimento do fígado e rim.

Outros pontos, desta feita, localizados no peito e abdómen, também tem funções diagnósticas. São designados de pontos de alarme. Estes pontos também se podem apresentar dolorosos à palpação se existir um desequilíbrio nesse órgão.

O ponto 12 do vaso de concepção é o ponto de alarme do estômago e pode ser usado durante o tratamento, em particular, para reforçar a acção do ponto de assentimento.

Os pontos de assentimento e de alarme são os pontos de diagnóstico mais usados em Medicina Chinesa. Se alguma vez for a uma consulta de Medicina Chinesa e o terapeuta decidir pressionar as costas ao longo da coluna já sabe que este está a palpar os pontos de assentimento. Faz parte do diagnóstico.

Autor

Nuno Lemos (ESMTC). Revisto pelo Dr. José Faro, adaptação ESMTC.