Medicina Tradicional Chinesa Varizes


Cansaço e ardor nas pernas são os sintomas mais comuns das varizes. Aprenda a preveni-las e a aliviá-las.

As varizes são causadas por um enfraquecimento das veias ou um aumento da pressão exercida no interior destas, o que faz com que as paredes que sustentam as veias se tornem protuberantes devido à acumulação de Sangue.

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a função de sustentação do sangue nos vasos por parte do Baço encontra-se aqui em falência, pelo que tudo o que enfraquece o baço deverá ser evitado: excesso de trabalho físico e mental, preocupações, ressentimentos, sono e alimentação irregular, alimentos e bebidas muito frias.

As principais queixas clínicas dos pacientes são: dor tipo “queimadura” ou “cansaço”, sensação de peso ou ardor nas pernas, edema das pernas, principalmente junto ao tornozelo, que, frequentemente, melhoram com a elevação dos membros inferiores e se agravam no fim do dia, quando se permanece muito tempo em pé ou sentado, no calor, nos períodos próximo ou durante a menstruação e também durante a gravidez.

Prevenir as varizes
• Evitar excesso de peso.
• Dieta rica em fibras para evitar a obstipação (prisão de ventre).
• Procurar não permanecer muito tempo parado, em pé ou sentado.
• Não usar cintas abdominais apertadas.
• Realizar caminhadas e/ou exercícios físicos com supervisão médica.
• Não fumar.
• Utilizar sistematicamente meias elásticas, principalmente durante a gravidez.
• Evitar medicamentos ou hormonas anticoncepcionais.
• Consulte regularmente o seu angiologista/cirurgião vascular.

Em caso de varizes pode socorrer-se da fitoterapia aplicando uma pomada de hamamélia (Hamamelis virginiana) e maravilhas (Calendula officinalis). Pode adquiri-la já feita ou fazê-la em sua casa. Para isso prepare individualmente cada uma das pomadas.

Para cada boião de pomada:
1. Derreta 500 g de vaselina (cera) numa tigela de vidro colocada na boca de uma panela com água fervente (em banho-maria). Junte 60 g da planta seca picada ou 150 g de planta fresca e deixe ferver em lume brando por 15 minutos, mexendo sempre.
2. Deite a mistura num saco de pano atado à borda de um jarro e deixe que o líquido coe através do pano.
3. Usando luvas de borracha, esprema o mais que puder a mistura quente de plantas através do saco para dentro do jarro.
4. Deite a pomada nos boiões antes que solidifique no fundo do jarro. Ponha a tampa em cada boião sem a enroscar. Quando a pomada tiver arrefecido, enrosque as tampas e rotule (coloque o nome da planta e para que fim será utilizada).
5. Aplique com cuidado o creme ou a pomada de hamamélia na região afectada 1-2 vezes por dia ou combine em partes iguais das pomadas de ambas as plantas e aplique 1-2 vezes por dia.
Nota: a aplicação destas pomadas é especialmente eficaz no caso de varizes dolorosas.

Autor
Diana Pinheiro, Especialista em Medicina Tradicional Chinesa, ESMTC