Morangos em MTC


Os morangos, que se comercializam hoje em dia, resultam do cruzamento entre o morango selvagem de pequenas dimensões, nativo da Europa e Norte da América, com o morango de maiores dimensões do Chile.

O que é
Originário da Europa, o morango é um fruto, que crescia espontaneamente nas florestas e montanhas, até que começou a ser cultivado, por volta de 1400, pelos franceses. Depois, ingleses, alemães e italianos também passaram a cultivar a planta, promovendo melhoramentos genéticos que aumentaram o tamanho do fruto.

Propriedades
Adstringente, analgésica, digestiva, anti-anémica, emoliente, anti-inflamatória, hidratante, anti-manchas, calmante, cicatrizante, despigmentadora, diurética, fortificante e nutritiva.

Em que situações deve ser utilizado
•    Para limpeza da pele.
•    Eliminam toxinas do sangue.
•    O consumo de morangos é recomendado como sendo essencial para afecção do foro cardíaco.
•    Têm grande valor nutricional e é facilmente digerido e absorvido.
•    São bons para o tracto intestinal.
•    Os morangos são uma rica fonte de sódio.

Como se utiliza
Podem ser consumidos ao natural, sem a adição de açúcar, uma vez que este lhes confere uma acidez prejudicial para o organismo.O consumo de morangos ao natural facilita a digestão, estimula as funções hepáticas e o apetite; combatem a gota e o reumatismo articular.

Podem fazer-se batidos deliciosos e nutritivos com este fruto puro ou com creme de leite.

Modo e quantidade de administração
Para peles normais: são usadas as folhas e os frutos maduros na forma de puré ou suco. É usado na forma de máscaras faciais para tratar de rugas e reavivar a cor das peles pálidas.

Morangos cozinhados: podem ser usados em doces tais como, tartes, pudins, geleias e compotas. Contudo o seu valor nutricional é grandemente diminuído.

Uma dieta à base de morangos traz inúmeros benefícios a quem sofre de hemorróidas, perturbações circulatórias e afecções renais.

Perigos durante a gravidez e a amamentação
A gravidez é uma fase de maior sensibilidade e se pessoa tiver propensão para as alergias deve suspender o consumo de morangos durante a mesma. Depois do parto podem ser consumidos, aumentando assim o fluxo de leite e restaurando as forças e vitalidade da mãe.

Pode ser dado a crianças que não sejam susceptíveis ao aparecimento de alergias, para tratar a diarreia.

Como se conserva
O morango conserva-se durante mais tempo sob a forma de compota e quando é congelado, e durante menos tempo em iogurtes.

Classificação na medicina tradicional chinesa
É de natureza neutra, ácida e doce.

Meridianos onde actua
Fígado, rim, pulmão e baço.

Nomes vulgares
Morango. O termo morango vem do latim moru, que significa amora, e chegou à língua portuguesa por meio do latim vulgar moranicu.

Nome botânico
Fragaria virginiana (fragaria provém do latim “Fraga” e significa intensa e maravilhosa fragrância).

Outra informação sobre o medicamento
Mais rico em vitamina C do que a laranja ou limão, é portanto bastante indicado para a prevenção de gripes e constipações.

Fonte
“Whole foods Companion” Dianne Onstad – Chelsea Green Publishing Company.

Autor
Diana Pinheiro, Especialista em Medicina Tradicional Chinesa, ESMTC.