Óleos essenciais para a pequenada em MTC


Usando um vaporizador pode beneficiar do “poder” dos óleos essenciais nos seus filhos. Conheça os indicados para os mais pequenos.

Podem usar-se óleos essenciais em crianças? E em bebés?
Podem sim. Os óleos essenciais podem ser utilizados em crianças e em bebés mas não diretamente sobre a pele.

De que maneira os podemos usar?
Podem ser empregues sob a forma de “terapia pelo cheiro” (aromaterapia) se os usarmos recorrendo a um vaporizador. Se a criança tiver, pelo menos, mais de um ano pode-se aplicar um óleo essencial numa massagem, desde que diluído num pouco de óleo de amêndoas doces, por exemplo.

Podem usar-se óleos essenciais na água do banho?
Não se devem usar no banho de bebés com menos de um ano. Em crianças maiores pode usar os óleos mais delicados e seguros desde que em quantidades pequenas.

Quais os melhores óleos essenciais para as crianças?

Os melhores óleos são o de mandarina/tangerina, o de murta, o de alfazema e o de camomila-romana.

O que é que torna esses óleos os mais indicados para os pequenos?
O óleo essencial de mandarina/tangerina é bom para transtornos digestivos, sendo o remédio mais seguro para a má digestão das crianças.
Devido à sua suavidade é o primeiro óleo que se recomenda passar na pele de uma criança, embora sempre bem diluído.
Da murta é produzido o óleo essencial de murta que é indicado para a tosse das crianças. Pode queimar óleo essencial de murta no quarto da criança enquanto ela dorme, caso ela sofra de problemas respiratórios. O cheiro não é tão forte como o do eucalipto. Também se pode fazer uma massagem no peito com uma diluição bastante suave com óleo de amêndoas doces a fim de prevenir ou curar os transtornos respiratórios.
O óleo de alfazema é calmante e relaxante, ajudando no dormir. Também alivia os brônquios e a asma.

O óleo essencial de camomila-romana tem propriedades calmantes, reconfortantes, tónicas e curativas. É útil nas dores da primeira dentição, dores de ouvidos, cólicas, diarreia, melhora a digestão e acalma o estômago, pode aliviar a icterícia.

Autor
Ana Rita Lopes, ESMTC