Óleos para a celulite


A má circulação ou as hormonas podem levar à acumulação de toxinas. O resultado é a celulite. Faça dos óleos seus aliados.

A celulite traduz-se num aspecto granuloso, semelhante à casca de laranja. Localiza-se principalmente nas coxas e nádegas,podendo existir também nos braços. A celulite é frequentemente acompanhada de edema, denunciando a existência de uma drenagem débil dos fluidos corporais (sangue e linfa).

Pode adicionar algumas gotas de óleos essenciais ao banho ou utilizá-los numa massagem dirigida ao coração.

Óleos que pode utilizar: angélica, gerânio e zimbro (desintoxicantes); toranja, alecrim, mandarina/tangerina e funcho (diuréticos); cedro do Atlas, cipreste, limão, lima, sândalo e pinheiro (estimulantes da circulação); alfazema e patchouli (descongestionantes).

Propriedades:

Cedro do Atlas: estimula a drenagem da linfa e a decomposição das gorduras; tem uma acção diurética e pode ajudar em casos de celulite, edema e gordura excessiva.
Limão: pode ajudar na prisão de ventre, na obesidade provocada por um sistema congestionado e na celulite.
Toranja: é um estimulante linfático e, por isso, pode nutrir as células dos tecidos e controlar os processos fluidos; pode ter um efeito positivo na obesidade e na retenção de fluidos; as suas propriedades diuréticas também ajudam a combater a celulite.
Tangerina: os óleos de tangerina e mandarina estimulam o fígado e regulam os processos metabólicos, favorecendo a secreção de bílis e a decomposição das gorduras; ajudam na retenção de fluidos e na celulite.
Cipreste: ajuda a regular todo o tipo de excesso do organismo, principalmente o excesso de fluidos; ajuda a reduzir a celulite e a melhorar a circulação.

Para um diagnóstico mais preciso consulte um especialista de Medicina Tradicional Chinesa, para que juntamente com outros métodos terapêuticos (acupunctura, massagem, chikung, dietética) se possa encontrar a fitoterapia adequada para tratar cada caso individualmente.

Entretanto, fique com estes conselhos caseiros e experimente-os, familiarizando-se cada vez mais com o poder terapêutico das plantas!

Autor
Ana Rita Lopes, ESMTC.