Vá pelas suas pernas


O movimento é uma característica inerente ao ser humano. Seguem-se alguns conselhos para que aumente a sua qualidade de vida enquanto se desloca a pé.
Sempre que possível vá pelas suas próprias pernas. O simples acto de caminhar estimula muitas das nossas funções vitais. Na antiguidade prescreviam-se longas caminhadas para aqueles que se encontravam com a saúde mais debilitada.
Enquanto caminha tenha consciência da sua postura. Evite carregar pesos desnecessários, ou colocá-los maioritariamente sobre um dos lados do corpo. Relaxe os ombros e diminua o ritmo dos seus passos para um ritmo que sente ser mais natural e confortável. Evite que o pescoço descaia de forma abandonada – esta postura prejudica grandemente o fluxo circulatório ao cérebro.
Na Medicina Tradicional Chinesa esta posição leva, a longo prazo, à inconsistência das ideias e estados de desalento e nostalgia. Os lábios e os dentes não devem estar cerrados devendo pelo contrário estar descontraídos para que a respiração se faça sem dificuldade. Se habitar na cidade escolha, sempre que possível, trajectos pelas zonas mais verdes. E aproveite para respirar fundo nesses locais a fim de recarregar as suas “baterias”. Inspire sempre pelo nariz como se cheirasse o ar, expire pela boca com a intenção de expelir toda e qualquer toxina que se encontre no corpo e acima de tudo sorria enquanto caminha.
Autor
Lourenço Azevedo, ESMTC. Especialista de Medicina Tradicional Chinesa