Medicina Tradicional Chinesa Stress


Se não consegue evitar o stress, pode ajudar-se a si próprio, arranjando alternativas que o ajudem a reagir melhor quando a vida constitui um desafio. A melhor maneira de auxiliar o seu corpo, a combater as agressões externas, é alimentando-o e mimando-o convenientemente.

Como?

Procure certificar-se que as refeições que faz são adequadas e saudáveis. Tente fazê-las a horas certas, não “saltando” refeições, nem comendo muito para o fim da tarde e noite.

Há que apostar na qualidade dos alimentos que ingere. Faça refeições com bastantes vegetais e frutos ricos em vitaminas e sem aditivos artificiais (pode substitui-los por ervas para dar sabor, além de qualidade).

Uma dieta equilibrada inclui o cumprimento de certas normas, assim a percentagem de cada alimento na nossa refeição deve ser:

  • Vegetais e frutas: 40 a 60%.
  • Cereais: 30 a 40%.
  • Feijões, produtos lácteos, carnes, peixe e nozes: 10 a 20%.

Tente reduzir as substâncias estimulantes como o café, o chá, o álcool e os refrigerantes. Beba água ou tisanas.

Se o seu apetite estiver alterado e o corpo apresentar sinais óbvios de cansaço, sugerimos-lhe de seguida algumas receitas, que o ajudarão a sentir-se melhor.

 Infusões para o stress

Deite 10 g de cada uma das plantas referidas (escolhendo uma de entre o grupo: escutelária, betónica ou verbena) num bule. Cubra com água a ferver e deixe 10 minutos em infusão. Coe e beba uma chávena morna 3 vezes por dia.

Outras infusões simples, com uma ou duas plantas, produzem acalmia e relaxamento. A alfazema e o lúpulo diminuem a tensão e promovem um sono revigorante e relaxante. A camomila ajuda a relaxar a função digestiva.

Outros conselhos

Para ajudar o seu corpo e mente a descansar e alcançar um estado harmonioso, procure fazer exercícios que produzam tal efeito. A prática regular de chikung ajuda a exercitar o corpo, não o desgastando, e ajuda a revigorar a mente. Outro efeito benéfico é o fortalecimento do corpo e a correcta circulação da energia, que o protege das agressões a que está sujeito.

Portanto, se quer obter saúde e “passar ao lado” do stress da vida diária, alimente-se bem, permita ao seu corpo descansar e refazer as energias para enfrentar outro e outro dia!

Passe bem e mime-se!

Autor

Ana Rita Lopes, ESMTC.