A criança e o Chi Kung por José Faro


O Prof. José Faro é Especialista de Medicina Tradicional Chinesa, co-fundador e co-director da ESMTC

Debruça-se, este artigo, sobre alguns dos mais importantes efeitos do Chi Kung na criança.

A ativação dos lobos frontais proporcionada pelo Chi Kung tem um impacto múltiplo sobre o desenvolvimento da criança.

Nos métodos dinâmicos de Chi Kung há intensa solicitação de 2 pólos extremos:

– Os lobos frontais, sede de retenção deliberada e intensa, requerida pela realização dos exercícios.
–  As zonas mais basilares e arcaicas, nomeadamente a espinal medula, veículo de transmissão do complexo jogo de impulsos nervosos implicados nos movimentos.

  • As zonas intermédias, nomeadamente os patamares mesencefálicos ligados à vida emotiva, são também beneficiadas.
  • As suas zonas emotivas – em geral tanto mais perturbadas quanto mais graves as dificuldades na aprendizagem – são submetidas a uma dupla ação harmonizadora.

A atividade dos lobos frontais, ao ser reforçada pelas vias atrás referidas e outras disponíveis no método, vai exercer, graças à cronaxia hierárquica do sistema nervoso, uma ação de inibição sobre os quadros mesencefálicos ligados a vivências emocionais excessivas (disruptivas, isolacionistas ou anti-sociais).

Estes quadros são desencadeados no mesencéfalo pela influência das zonas mais arcaicas do cérebro.  Encontram nessa ação acrescida dos lobos frontais uma importante influência moderadora e harmonizadora.

Além disso, a reeducação dos padrões posturais e dinâmicos – ligados a centros cerebrais intimamente articulados aos que se têm estado a referir – vai somar os seus fortes e reconhecidos efeitos de apaziguamento e relaxamento da atividade emotiva e mental.

Finalmente os lobos frontais são incontestadamente a sede das faculdades superiores do Shen (espírito). Dependendo em absoluto da sua conveniente ativação, o exercício do pensamento abstrato (tão importante, por exemplo, na disciplina de Matemática), a autoconsciência (indispensável para um bom desenvolvimento global da criança), o pensamento criador e os níveis superiores de regulação da atividade conceptual.

A ativação dos lobos frontais, mediante os meios fáceis e comprovados do Chi Kung torna-se particularmente interessante na criança, vindo a constituir-se como a principal premissa de um desenvolvimento intelectual.

É característica do método, ainda, uma aproximação multiforme ao processo referido. Em simultâneo com a estimulação das zonas cerebrais referidas (graças à solicitação-estimulação funcional) estão presentes em todas as fases fatores e condições que propiciam, pela sua influência direta, aquilo em que a ativação dos patamares superiores do cérebro acabará por se traduzir do ponto de vista fisiológico:

– Um aumento substancial do nível energético e da irrigação sanguínea das zonas implicadas, com implemento reconhecido da própria estrutura arterial da região.

Por fim, saliente-se o impacto da forma como a criança realizou a sua aprendizagem motora e postural sobre o seu carácter, as suas possibilidades e os seus bloqueios. A reeducação dos padrões bloqueadores, frequente na Psicoterapia e na Pedagogia é, muitas vezes, condição necessária à abertura de vias para o progresso pessoal e escolar.

Autor
José Faro (revisão equipa ESMTC 2020)

 

♥ TESTEMUNHO ♥

Paula Lage, Professora da Pré-primária, Colégio Nuno Álvares Pereira Casa Pia de Lisboa

– Que efeitos ou resultados sentiu, a partir da prática de Chi Kung, nos seus alunos?

– A maioria das crianças aderiu com entusiasmo. Muitas já tinham usufruído de aulas no ano anterior… Os resultados estão à vista: uma turma focada nas aprendizagens e muito tranquila. Houve somente 2 crianças ainda numa fase complicada devido aos seus problemas emocionais. Espero que continuemos a ter esta possibilidade para se dar continuidade ao trabalho realizado.

 

♥ TESTEMUNHO ♥

Helena Margarida Pires de Sousa, docente do Instituto Politécnico de Setúbal

Eu recomendo a prática do Chi Kung em crianças pois fomenta uma consciência da sua própria energia ao mesmo tempo que a trabalha de forma harmoniosa. O Chi Kung relaxa e equilibra as suas emoções, enquanto exercitam de forma suave e divertida todo o corpo. Induz um estado focado de consciência relaxada. É uma prática divertida, com muitos movimentos que simulam a Natureza.

 

Sobre o mesmo tema ler também: Chi Kung na Infância por Margarida Sá Domingues

Consulte: https://chikungterapeutico-esmtc.blogspot.com

Aulas de Chi Kung para crianças na ESMTC

A criança e o Chi Kung por José Faro