Café em MTC


O café, considerado um estimulante geral, também pode tornar-se depressivo, justificando assim a necessidade, que muita gente tem, de beber muitos cafés, podendo tornar-se um vício. Tem acção sobre o Sistema Nervoso Central, melhorando temporariamente a percepção e a capacidade física.

Café o que é

Propriedades

Em que situações deve ser utilizado

Como se utiliza

Modo e quantidade de administração

Como se conserva

Perigos durante a gravidez e a amamentação

Classificação na Medicina Tradicional Chinesa

Meridianos onde actua

Nome botânico

Nomes vulgares

Outras informações

#O que é

O cafeeiro é um arbusto da família das Rubiáceas que pode atingir até 9m de altura e é nativo da África Oriental tropical.

Algumas espécies crescem espontaneamente, outras são muito cultivadas, especialmente no Brasil, Angola, S. Tomé e Príncipe e Timor, cujo fruto (drupa) de cor vermelha tem sementes (cada um dos quais contém duas sementes – grãos) que, depois de torradas e moídas, servem para fazer a apreciada bebida denominada “café”.

#Propriedades

O café é considerado um estimulante geral, pois actua sobre o Sistema Nervoso Central, melhorando temporariamente a percepção e a capacidade física. Aumenta o débito cardíaco, estimula a produção de sucos digestivos, é aromática e é um diurético potente.

O café contém, além de taninos, 0,06 – 0,32% de cafeína, teobromina e teofilina. A cafeína é fortemente estimulante (por tempo reduzido) e relaxa os músculos lisos.

#Em que situações deve ser utilizado

Pode ajudar em casos de dores de cabeça e enxaquecas, não devendo, no entanto ser consumido por pessoas susceptíveis às mesmas (nuns casos alivia a dor de cabeça, noutros provoca). O componente activo do café é a cafeína.

#Como se utiliza

As partes utilizadas são as sementes, os grãos de café torrados e moídos. Constituem principalmente o “café”, uma bebida muito apreciada que geralmente se bebe bem quente. Pode também ser utilizado em gelados e bolos, como no tão apreciado, bolo de bolacha.

Modo e quantidade de administração

Contra a sonolência: faça uma infusão vertendo água a ferver por cima de grãos de café moídos, mexa e beba, no máximo, até duas chávenas de café por dia.

Se sofre de hipertensão e é fumador: evite beber café, pois a acção combinada do tabaco com a cafeína é bastante nociva.

Nota: a dosagem depende de caso para caso, de pessoa para pessoa. O ideal é não beber café. Se tomar mais de 4 chávenas de café por dia, os seus riscos de patologia cardíaca triplicam. Existe um “café branco” não torrado, que é menos prejudicial.

Perigos durante a gravidez e a amamentação

Grávidas ou não, quem sofre de indigestão ácida, diarreia, hipertensão arterial ou palpitações, deve evitar o café.

É um estimulante a curto prazo uma vez que a longo prazo reduz a vitalidade e desgasta a função dos rins. O consumo exagerado pode aumentar o risco de osteoporose, pois acelera a perda de minerais dos ossos.

Só deve ser consumido em casos de tensão baixa ou para estimular a actividade mental, já que aumenta o estado de vigília.

#Como se conserva

Os grãos de café inteiro devem ser conservados em vidros, longe da luminosidade ou em sacos de plástico herméticos, próprios.

É preferível moer os grãos quando se sabe que vão ser usados para dissolver em água quente, a ter os grãos moídos há mais tempo, embora o pó possa ser conservado em sacos herméticos próprios.

#Classificação na Medicina Tradicional Chinesa

É de natureza morna a quente. O sabor é amargo e lig. doce.

 

#Meridianos onde actua

Coração, Baço-pâncreas, Vesícula biliar e Fígado.

Drena o fígado, regulando o Qi do fígado, purga a Vesícula Biliar, abre os orifícios do Coração, aquece a Circulação sanguínea, desintoxica e tonifica suavemente. No entanto, embora drene o Qi do fígado, o café não suaviza nem acalma necessariamente o Qi do Fígado.

Atenção à quantidade consumida, liberta o Qi estagnado, mas não regula o seu fluxo, podendo, assim, em certos indivíduos, provocar p.ex. palpitações.

#Nome vulgar

Café.

#Nome botânico

Coffea arábica

#Outras informações

O café é bebido há cerca de 1.000 anos. Supõe-se que a prática tenha começado quando o mullah árabe Schadelih encontrou um pastor de cabras cujo rebanho cabriolava de forma agitada. O mullah quis saber o que se passava, e o pastor respondeu-lhe que os animais ficavam agitados quando mordiscavam as folhas e frutos de certo arbusto. Schadelih provou alguns frutos e não tardou a sentir-se desperto.

Mais tarde, queimou alguns grãos. O seu aroma convenceu-o a prepará-los dessa forma daí em diante.

#Precauções e contra-indicações

Se consumido com moderação, p.ex. uma taça por dia, é seguro para pessoas que estão em equilíbrio. No entanto deve ser suprimido em pessoas com sintomas de Subida Yang F, Vento Interno e Fogo Fígado.

No longo prazo, o excesso de consumo de café poderá causar secura e vazio de Yin. Alguns estudos, sugerem que o café pode suprimir o apetite e como não tem conteúdo nutricional, pode provocar o desenvolvimento de Vazio de sangue, por possibilitar a quem o consome saltar refeições.  

Fontes

Onstad, Dianne,”Whole foods Companion“, Chelsea Green Publishing Company

Dharmananda, Subhuti, COFFEE IN CHINA and the Analysis of Coffee According to Traditional Chinese Medicine, Portland

ChineseNutrition.org,  Coffee in TCM

Autoria

Diana Pinheiro, revisto por Manuel João Pinheiro (Especialistas de Medicina Tradicional Chinesa) e equipa ESMTC 2021