O cravo é símbolo do Dia das Mães e o cravo vermelho é, em Portugal, símbolo da Liberdade e da Revolução de 25 Abril de 1974. As suas flores são cultivadas há mais de 2.000 anos. Os cravos são comestíveis e maravilhosos em chás e infusões, comumente são usados em infusões para ajudar a aliviar o stress, a depressão e o nervosismo. São também populares no tratamento de infecções do tracto urinário.
O que é
Propriedades
Como se utiliza
Modo e quantidade de administração
Como se conserva
Classificação na Medicina Tradicional Chinesa
Meridianos onde actua
Nome botânico
Nomes vulgares
Precauções e contra-indicações
#O que é
O nome latino, Dianthus, deriva da língua grega, que significa “flores dos deuses”. O termo latino “carnatio” vem de carne e o “Caryophyllus” significa cravo, referindo-se ao perfume de flores de cravo. A espécie selvagem original tem pétalas esfarrapadas, dando origem a outro de seus nomes comuns, que também é a raiz do nome, “tesoura de picotar” ou tesoura.
Os cravos simbolizam afeto, saúde, energia e a pureza do amor de uma mãe. Tradicionalmente, eles eram dados nos Aniversários de casamento, usados em casamentos e dados no Dia das Mães. Os cristãos dizem que o cravo rosa brotou das lágrimas da Virgem Maria e, portanto, representa o amor eterno de uma mãe por seu filho. Na China antiga, o chá de flor de cravo era amplamente usado para acalmar e relaxar o corpo e o espírito, bem como revigorar o Qi ou a força vital do corpo. São usados na China para ajudar a expulsar vermes. Os chineses geralmente usam a parte aérea da planta crua quando usam o cravo como remédio.
#Propriedades
Antiespasmódico, Estimulante, Anti-inflamatório, Relaxante, Hemagogo, Febrífugo, Diurético, Diaforético.
#Como se utiliza
As partes mais utilizadas: flores, pétalas, raízes, folhas.
Modo e quantidade de administração
O cravo está disponível em pílula, pó ou decocção. Algumas ervanárias também vendem extractos concentrados de cravo. As sementes de cravo também podem ser adquiridas em viveiros e cultivadas no jardim, mas devem ser usadas apenas para fins ornamentais. A dosagem típica é de 3-10 g por dia, tomada como decocção, pílula ou pó. Alguns especialistas recomendam uma dose um pouco mais alta (6-12 gramas).
#Como se conserva
A planta é usada fresca e seca. Conserva-se secando, num local escuro e seco.
#Classificação na Medicina Tradicional Chinesa
É de natureza fria. O sabor é amargo.
#Meridianos onde actua
Bexiga, Coração, Intestino Delgado
Drena a Humidade Calor. Promove a Micção. Remove a Estase: disfunção urinária, especialmente disfunção urinária dolorosa com sangue quando há envolvimento de calor. Remove a Estase de Sangue: usada como erva auxiliar para amenorreia devido a estase de sangue. Desbloqueia os intestinos (obstipação).
#Nome vulgar
Cravo (Qu Mai)
#Nome botânico
Ocidente – Dianthus caryophyllus. Oriente – Dianthus chinesis, D. superbu.
#Precauções e contra-indicações
A sua toma em excesso pode provocar contracções uterinas, por isso é desaconselhável em grávidas e lactantes.
Fontes
Whiterabbit Institute of Healing.com, Carnation
Autoria
Equipa ESMTC 2021