O Cravo em MTC


O cravo é símbolo do Dia das Mães e o cravo vermelho é, em Portugal, símbolo da Liberdade e da Revolução de 25 Abril de 1974. As suas flores são cultivadas há mais de 2.000 anos. Os cravos são comestíveis e maravilhosos em chás e infusões, comumente são usados em infusões para ajudar a aliviar o stress, a depressão e o nervosismo. São também populares no tratamento de infecções do tracto urinário.

O que é

Propriedades

Como se utiliza

Modo e quantidade de administração

Como se conserva

Classificação na Medicina Tradicional Chinesa

Meridianos onde actua

Nome botânico

Nomes vulgares

Precauções e contra-indicações

#O que é

O nome latino, Dianthus, deriva da língua grega, que significa “flores dos deuses”. O termo latino “carnatio” vem de carne e o “Caryophyllus” significa cravo, referindo-se ao perfume de flores de cravo. A espécie selvagem original tem pétalas esfarrapadas, dando origem a outro de seus nomes comuns, que também é a raiz do nome, “tesoura de picotar” ou tesoura.

Os cravos simbolizam afeto, saúde, energia e a pureza do amor de uma mãe. Tradicionalmente, eles eram dados nos Aniversários de casamento, usados em casamentos e dados no Dia das Mães. Os cristãos dizem que o cravo rosa brotou das lágrimas da Virgem Maria e, portanto, representa o amor eterno de uma mãe por seu filho. Na China antiga, o chá de flor de cravo era amplamente usado para acalmar e relaxar o corpo e o espírito, bem como revigorar o Qi ou a força vital do corpo. São usados na China para ajudar a expulsar vermes. Os chineses geralmente usam a parte aérea da planta crua quando usam o cravo como remédio.

#Propriedades

Antiespasmódico, Estimulante, Anti-inflamatório, Relaxante, Hemagogo, Febrífugo, Diurético, Diaforético.

#Como se utiliza

As partes mais utilizadas: flores, pétalas, raízes, folhas.

Modo e quantidade de administração

O cravo está disponível em pílula, pó ou decocção. Algumas ervanárias também vendem extractos concentrados de cravo. As sementes de cravo também podem ser adquiridas em viveiros e cultivadas no jardim, mas devem ser usadas apenas para fins ornamentais. A dosagem típica é de 3-10 g por dia, tomada como decocção, pílula ou pó. Alguns especialistas recomendam uma dose um pouco mais alta (6-12 gramas).

#Como se conserva

A planta é usada fresca e seca. Conserva-se secando, num local escuro e seco.

#Classificação na Medicina Tradicional Chinesa

É de natureza fria. O sabor é amargo.

#Meridianos onde actua

Bexiga, Coração, Intestino Delgado

Drena a Humidade Calor. Promove a Micção. Remove a Estase: disfunção urinária, especialmente disfunção urinária dolorosa com sangue quando há envolvimento de calor. Remove a Estase de Sangue: usada como erva auxiliar para amenorreia devido a estase de sangue. Desbloqueia os intestinos (obstipação).

#Nome vulgar

Cravo (Qu Mai)

#Nome botânico

Ocidente – Dianthus caryophyllus. Oriente – Dianthus chinesis, D. superbu.

#Precauções e contra-indicações

A sua toma em excesso pode provocar contracções uterinas, por isso é desaconselhável em grávidas e lactantes.

Fontes

Whiterabbit Institute of Healing.com,  Carnation

 

Autoria

Equipa ESMTC 2021