Maça em MTC


A maçã foi uma das primeiras culturas implantadas pelos colonos pioneiros no Novo Mundo.

O que é
Nativa da Ásia Central, é uma das mais importantes frutas de clima temperado. Na Europa, foi introduzida provavelmente pelos romanos. Plínio mencionou a existência de 22 variedades e, hoje em dia, encontramos mais de duas mil variedades cultivadas. O seu uso ao longo da História esteve mais ligado ao consumo na alimentação. Actualmente, porém, sabe-se que os seus poderes medicinais são infindáveis e, além do uso na saúde, podem ser usadas com sucesso na beleza.

Propriedades
A maça é um adstringente suave, cicatrizante, bactericida, descongestionante, emoliente, anti-inflamatória, anti-irritante e anti-tóxica. É tónica, estimula o fecho dos poros, o apetite, tem uma acção fortalecedora, refrescante e é reguladora do PH. As maçãs actuam nas bactérias benéficas existentes nos intestinos, regulando os mesmos com bastante eficácia.

Em que situações deve ser utilizado
Combate a diarreia, afecções das vias respiratórias, fadiga, reumatismo, problemas circulatórios e ajuda a reduzir o colesterol. Ajuda na digestão. Pode ser benéfica no tratamento da prisão de ventre e diarreia.

É uma fruta muito útil contra anemia, arteriosclerose, cálculos renais (famosa bebida sidra). Limpa os dentes e exercita as gengivas quando é consumida ao natural.

Como se utiliza
A maçã é uma das frutas mais versáteis. Tanto pode ser utilizada na alimentação, sob a forma de sumos, tortas doces, bolos, doces quentes e gelados, salada de frutas, saladas com verduras, como em purés, recheios doces e salgados.

Usada também na área da beleza sob a forma de máscaras faciais e cremes nutritivos nocturnos para peles maduras, ajudando a combater rugas e a retardar o envelhecimento da pele.

O vinagre de maçã é um excelente tempero para saladas e muito útil no tratamento de doenças relativas aos dentes e gengivas.

Modo e quantidade de administração
Para diminuir o colesterol recomenda-se: triture no liquidificador 2 maçãs bem lavadas, sem casca e tome o sumo ao fim da tarde, durante, pelo menos, 2 semanas.

Obesidade: infusão com 1 maçã com casca, cortada em pedaços pequenos, juntamente com 10 g de melissa, em 1/2 litro de água a ferver. Deixar repousar durante 10 minutos e beber durante a manhã.

Hepatites: lavar bem uma maçã, cortá-la (com casca) e deixar ferver durante 10 minutos em 1/2 litro de água. Adicionar uma colher de mel e tomar pela manhã em jejum.

Para cistites: ingerir 150 a 200 ml diários de suco de maçã madura.

Para gastrites e úlceras duodenais: tomar diariamente 100 a 150 ml de suco de maçã ou comer a fruta sem casca.

A casca desidratada, preparada em infusão, dá um chá delicioso.

Estudos comprovaram que comer maças diariamente ajuda a reduzir doenças da pele, asma e regula o aparelho digestivo.

 Perigos durante a gravidez e a amamentação
Não foram encontradas quaisquer contra-indicações durante a gestação.

Como se conserva
A secagem é uma das mais antigas formas de conservação de frutos. As maçãs secas contêm seis vezes mais calorias do que as frescas. São ainda ricas em fibras e são uma fonte razoável de ferro. A maçã perde, no entanto, toda a sua vitamina C durante o processo de secagem.

Classificação na medicina tradicional chinesa
É de natureza fria, ácida e doce. Tonifica o yin e elimina o calor.

Meridianos onde actua
Coração, estômago e fígado.
 
Nomes vulgares
Maçã.

Nome botânico
Malus sylvestris ( sylvestris significa bosques e florestas ).

Outra informação sobre o medicamento
Nos tempos de Shakespeare, as maçãs eram servidas em deliciosas sobremesas, acompanhadas de sementes de cardamomo.

Fonte
“Whole foods Companion” Dianne Onstad – Chelsea Green Publishing Company.

Autor
Diana Pinheiro, ESMTC.