Proteja o rim no Inverno


No Inverno, a moxa é o melhor tratamento, porque aquece e estimula a circulação energética.O Inverno é de natureza yin. Como tal os principais desequilíbrios energéticos da época caracterizam-se por uma diminuição da energia yang. A pessoa sente fraqueza, lentidão, frio, ligeira depressão e o pulso sente-se mais profundo. No Inverno a vida tende a desaparecer, o movimento a agitação típica do Verão dá lugar à lentidão, à hibernação.
Crucial se torna salientar que a diminuição de trabalho, em si, não é sintoma patológico, mas sim uma consequência da adaptação do organismo à estação em questão. A patologia evidencia-se quando existem sintomas como os descritos acima que se tornam muito intensos começando a afetar seriamente o trabalho diário e a vida da pessoa.
Este conselho destina-se a pessoas que estejam interessadas em contrariar o aparecimento de um desequilíbrio energético do género. A melhor maneira de o fazer é sem dúvida evitar que a energia yang do rim entre num estado de deficiência.
Existem duas maneiras de preservar e manter a energia yang do rim saudável o Inverno todo. Em primeiro lugar, dando primazia à prevenção primária: devemos evitar excedermo-nos em qualquer atividade que esgote o yang, como excessos sexuais; devemos manter uma boa alimentação, dando preferência a alimentos que tonifiquem a energia yang; e manter bons períodos de repouso, que permitam o restabelecimento da energia yin. É esta energia que sustenta o yang.
Por outro lado também convém fazer moxa em determinadas zonas do corpo. No Inverno a moxa é um dos tratamentos de eleição, pois aquece e estimula a circulação energética e sanguínea nos meridianos.
Deve fazer moxa ao longo da linha média abdominal dando particular relevo ao ponto 4 do meridiano do vaso de conceção, que se encontra nessa linha acima do bordo superior da sínfise púbica, e ao ponto 8 do meridiano do vaso de conceção, que se situa no umbigo. Estes dois pontos fortalecem o corpo devido à sua ação de tonificação sobre a energia yang.
Nas costas pode usar os pontos: 23 e 52 do meridiano da bexiga. O ponto 23 situa-se ao mesmo nível da 2ª lombar, a dois dedos seus lateralmente à linha média, enquanto que o ponto 52 da bexiga se situa a quatro dedos seus lateralmente à linha média, ao mesmo nível que o ponto anterior. O ponto 23 da bexiga é o ponto de assentimento do rim. Ambos são excelentes para fortalecer a energia yang deste órgão.
Autor
Nuno Lemos e Deolinda Fernandes (Especialistas de Medicina Tradicional Chinesa), ESMTC.