Deixe de Fumar


Então você quer deixar de fumar. Já todos sabemos que fumar faz mal. Até vem nas embalagens a dizer isso mesmo, certo? Mas se calhar você ainda tem alguma resistência e precisa de saber algo mais que apenas faz mal… Algo como: que ganharei eu se deixar de fumar? Pois bem, fique a saber alguns dos benefícios de abandonar o hábito que vitima mais pessoas por ano do que a cocaína, a heroína, os suicídios, o álcool, os acidentes de trânsito, a sida e os incêndios, todos juntos.

Após 20 minutos sem fumar, a tensão arterial e a pulsação voltam ao normal. Duas horas depois, já não há nicotina a circular no sangue. Em oito horas, o nível de oxigénio no sangue normaliza. Um dia basta para os pulmões passarem a funcionar melhor. O olfacto e o paladar demoram um pouco mais a normalizar: em geral, dois dias. Mas em três semanas, o ex-fumador já poderá sentir, sem necessidade de exames, que a respiração se torna mais fácil e que a circulação sanguínea já melhorou. Um ano de abstinência já afasta metade dos riscos de morte por enfarte do miocárdio. Ao fim de cinco ou dez anos sem recaídas, o risco que um ex-fumador corre de contrair doenças cardiovasculares passa a ser o mesmo da pessoa que nunca foi fumadora.

Ainda não está convencido? Se calhar precisa de algo mais específico, como saber, quais os benefícios práticos de abandonar o vício. Aqui tem:

Adolescentes
Melhora o hálito, os dentes ficam mais brancos, deixa-se de ter aquele cheiro desagradável nas roupas e cabelos, há uma menor propensão a infecções respiratórias, dores de garganta e tosse, melhora a respiração e o desempenho desportivo, economia de dinheiro que se gastaria em cigarros, melhor desempenho sexual.

Mulheres grávidas
Diminuição dos riscos de aborto espontâneo, morte fetal, imaturidade pulmonar do feto e peso reduzido ao nascer.

Pais
Não se apresentar um mau exemplo para os filhos, menos risco de estes virem a contrair, enquanto fumadores passivos, bronquite, alergias e infecções respiratórias.

Adultos sem sintomas
Diminuição do risco de doença cardíaca para metade e enfisema pulmonar para 1/6, risco de cancro de pulmão reduzido para 1/10, ganho na esperança de vida de cinco a oito anos, economia de dinheiro, perda de um hábito socialmente inadequado, eliminação de envelhecimento precoce causado pelos cigarros, com aparecimento de rugas, bem como dentes e pontas de dedos escuros.

Adultos com sintomas
Menor possibilidade de contrair: infecções das vias respiratórias e digestivas, tosse, dor de garganta, doenças nas gengivas, dispneia (falta de ar), úlceras do trato digestivo, angina (dor no peito), claudicação (dificuldade em caminhar por dor nas pernas), osteoporose (ossos mais frágeis e mais propensos a fracturas), esofagite, bem como menos hipóteses de impotência sexual e redução do desempenho nas actividades físicas.
Fumadores recentes
É mais fácil parar agora e tem menos riscos de vir a sofrer das doenças que se falou em cima.

Qualquer fumador

Garantia de que não está a prejudicar os outros com os males provocados pelo fumo, economia de dinheiro, (que maravilhas poderá fazer por si, pela família, pelos amigos… com uma média de 1370 € ano!!!) melhoria da resistência física para exercícios, melhoria da qualidade de vida em geral, sensação de bem-estar e certeza de ter conquistado algo importante para si (elevação da auto-estima).

A Auriculoterapia é um dos métodos mais eficazes para resolver dependências a qualquer substância. Veja como funciona.

O que é a Auriculoterapia?
A auriculoterapia é um dos métodos que compõem a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), sistema médico oriundo da China que possui mais de cinco mil anos de desenvolvimento contínuo. Consiste na estimulação de pontos específicos localizados no pavilhão auricular através de diversos processos: inserção de agulhas, colocação de sementes ou esferas magnéticas através de adesivos, o que tem o efeito de prolongar no tempo a acção terapêutica. Estes pontos são atribuídos à maior parte dos órgãos e/ou sistemas do corpo por reflexologia, devido à descoberta de que a orelha representa um feto humano invertido (sendo o lóbulo a cabeça e o topo da orelha os pés). Existem registos da prática deste método desde há milhares de anos, desde os árabes, que a utilizavam para tratar ciática, aos praticantes de medicina ayurvédica na Índia, que colocavam brincos em determinados pontos da orelha para tratar variadas patologias. Também no norte de África se utilizavam os brincos com outros objectivos que não apenas puramente ornamentais.

Como funciona?
Esta terapia milenar desenvolve a sua acção baseando-se no princípio de que, quando um ponto na orelha é estimulado, os efeitos sentir-se-ão no órgão/local correspondente, porque todo o corpo é um sistema Holístico no qual uma acção sobre um determinado micro-sistema (como a orelha, ou as mãos ou pés, onde também está representado todo o corpo) afectará o todo. Esta noção é particularmente difícil de aceitar por uma mente ocidental, condicionada a dividir e dissecar todas as coisas em compartimentos estanques e isolados. Mas a verdade é que esta sabedoria antiquíssima funciona: não são raras as pessoas que, ao procurarem um terapeuta de MTC para encontrarem alívio de enxaquecas, acham estranho que lhes seja puncturado um ponto no pé, e mais estranho acham quando a dor de cabeça desaparece.

Como pode a Auriculoterapia ajudar-me a deixar de fumar?
A Auriculoterapia é um dos métodos mais eficazes para resolver dependências a qualquer substância, estando assim reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como álcool, drogas, ou cigarros (uso aqui, e ao longo de todo este artigo, a palavra cigarros em vez de tabaco, pois não é o tabaco em si que cria dependência, mas uma quantidade de substâncias nocivas que lhe são adicionadas aquando da manufactura dos cigarros). Para este efeito desenvolve várias acções: remove a necessidade física de fumar, desenvolve uma aversão aos cigarros e ao seu gosto e alivia os sintomas de abstinência, assim evitando possíveis recaídas. É reconhecido que muitas vezes fuma-se em situações de stress, como maneira de manter as mãos ocupadas e assim relaxar; e esta é outra das qualidades da Auriculoterapia, pois os pacientes são instruídos a, cada vez que sentirem vontade de fumar, pressionarem as sementes que lhes foram aplicadas na orelha. Não substitui apenas o acto de fumar por hábito, mas também é uma forma de auto-estimulação dos pontos, o que provoca um incremento da eficácia do tratamento.

Encontrará certamente mil e uma razões para continuar a fumar, mas encontra com certeza muitas mais para não o fazer. Deixar de fumar não tem de ser um pesadelo. Não é fácil, mas também não é preciso ser herói para o conseguir, com força de vontade e os tratamentos da Medicina Tradicional Chinesa a tarefa fica mais facilitada.

(Compilação dos Autores: Jorge Costa; Ricardo Baptista e Manuel João Pinheiro alunos da ESMTC)