Nódoas negras em MTC


É possível recorrer às plantas para eliminar as nódoas negras? E como é que o podemos fazer?
Descubra as respostas.

Qual a relação entre a nódoa negra (hematoma) e o sangue?
O hematoma, popularmente conhecido por nódoa negra, resulta da saída do sangue do leito vascular, devido a hemorragia espontânea ou traumática. Quando a hemorragia é espontânea, pode ter a ver, segundo a Medicina Tradicional Chinesa, com um desequilíbrio energético do Baço ou calor do sangue, o que exige um diagnóstico para ser aplicada a terapia mais adequada.
A nódoa negra é pois uma quantidade variável de sangue que sai dos vasos, e que se for superficial, transparece através da pele com uma cor que vai variando ao longo do tempo.
Devemos deixar a nódoa negra desaparecer por si só ou devemos recorrer a algum remédio?
Quando a hemorragia é pouco abundante, acaba por coagular, pode tornar-se dura e pastosa, mas a pouco e pouco é reabsorvida pelo organismo.
Se for abundante, a reabsorção é feita muito lentamente, pelo que pode infetar e tornar-se num abcesso, sendo necessário recorrer a uma intervenção cirúrgica rápida e fácil para esvaziar o hematoma.

Podemos recorrer a plantas para eliminar a nódoa negra?
Pelo anteriormente exposto, é sempre vantajoso ajudar o organismo a reabsorver o hematoma.
Quando se trata de um hematoma traumático, deve-se atacar logo e durante 24 a 48 horas, com gelo. O frio contrai os vasos locais afetados e inibe a circulação e respetivo extravasamento do sangue, contribuindo para impedir o alastramento do hematoma.
Após este tempo, pode-se iniciar o processo de ajuda do organismo a reabsorver o sangue extravasado. Algumas plantas são bastante eficazes nesta ajuda, pelo que a sua utilização é, não só possível, como recomendável.

E qual a preparação fitoterápica adequada?
A decocção de viburno, sendo ingerida, ajuda a fortalecer os vasos capilares. Em compressas, pode ser usada localmente sobre o hematoma. Compressas de gengibre também ajudam a acelerar o processo de absorção. Massagem local com gel de aloé vera também é muito eficaz.

Aplica-se durante quanto tempo?
Qualquer aplicação local deve ser utilizada até ao completo desaparecimento da nódoa negra, tempo que pode variar, dependendo da gravidade da situação e da reação do organismo.

Há algum creme que se possa fazer em casa?
Tanto as compressas descritas anteriormente, como o gel de aloé vera podem ser confecionados em casa. No que respeita ao gel de aloé, pode sempre adquirir no mercado bons preparados e devidamente estabilizados para poder utilizar em qualquer altura.
Não esqueça que quando os hematomas são espontâneos e frequentes, tem todo o interesse descobrir as causas e iniciar o tratamento adequado.

Autor
Manuel João Pinheiro, ESMTC. (Especialista de Medicina Tradicional Chinesa).