Rute Carrujo


 

Nascida em Lisboa em ano de revolução, tenho formação académica em Matemática com especialização em Estatística. No entanto, desde muito cedo que tive contato com a filosofia das Medicinas Naturais, e em particular com a Medicina Tradicional Chinesa.

Por influência familiar de avós e pais sempre tive uma forte ligação à terra e a tudo o que era natural e vindo da Natureza. Esta influência levou-me a uma crescente atração pelas medicinas naturais das quais sempre fiz uso próprio sendo uma forte adepta.

Atualmente estou em fase de conclusão do curso de especialista em Medicina Tradicional Chinesa (4 anos, full-time), tendo ainda formação complementar em sistemas reflexos tais como a Reflexologia, a Auriculoterapia, a PsicoAcupuntura – A nova Craneopuntura – Método LingShu do professor Roberto González, bem como curso de Técnicas de Cultivo da Mente na prática de Acupunctura do professor e mestre Zhang WenChun e o curso de instrutor de Tai Chi Chuan estilo Wu San Dji Tao do professor e mestre Laércio Fonseca.

O início do meu percurso profissional teve início em ambiente empresarial, dedicando-me actualmente ao ensino e formação nas áreas da Matemática e Estatística, bem como das Medicinas Naturais. Desde Novembro de 2016 que tenho exercido a função de formador assistente no Curso Básico de Reflexologia do Pé (1ª edição), sendo dotada da respectiva certificação que me confere competências pedagógicas para exercer a atividade de formador.

Na área da terapêutica, e em ambiente clínico privado, dou consultas de Auriculoterapia e de Reflexologia do Pé, bem como ministro aulas de Tai Chi Chuan estilo Wu San Dji Tao.

Como linhas de pesquisa e investigação tenho interesse particular nos seguintes temas:

  1. A Mente e seus desequilíbrios na visão da Medicina Tradicional Chinesa.
  2. Bioestatística e sua aplicabilidade na Acupunctura.
  3. Medicina Tradicional Chinesa e seu desenvolvimento em Portugal.