Causas


Causas com consequências

A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade.

Constituição da Organização Mundial de Saúde (1946)

Somos cidadãos e habitantes deste Planeta, promover o bem estar social, ambiental e económico de todos significa defender e promover também o nosso bem-estar e a nossa saúde. Ao defendermos causas justas e maiores que nós, sentimo-nos úteis socialmente e mais capazes de superar dificuldades.

A ESMTC deseja formar cidadãos conscientes do que se passa à sua volta, dos desafios que a Humanidade no seu todo e a comunidade mais próxima enfrenta.

Assim, este espaço é dedicado à divulgação de causas que, a nosso ver, merecem atenção e acção colectiva, pelo seu impacto civilizacional, ambiental, ou sobre a saúde humana.

Causa em Destaque

Ajudada às Abelhas

 

O que é ?

Rede Nacional de Solidariedade para alimentar as abelhas em perigo por causa dos últimos incêndios.

Sendo um elemento-chave na Natureza, as abelhas encontram-se ameaçadas já há algum tempo. Além de extremamente generosas connosco (produzem mel, pólen, geleia real, cera,…) e das inúmeras aplicações que os frutos do seu intenso trabalho têm a nível medicinal, possuem um papel essencial para a reprodução das espécies que nos alimentam e mantêm, assim, os nossos ecossistemas vivos e saudáveis. Podemos e devemos ser generosos com elas. Ajudar estes apicultores a alimentá-las é crucial para a cadeia reprodutiva que dá suporte à vida.





Qual é a situação actual?

Os apicultores da região de Tondela, Oliveira do Hospital e um pouco por todo o país necessitam de ajuda para alimentar as suas colmeias, sob pena de perderem o seu meio de subsistência e nós de perdemos este importante elemento na cadeia de reprodução e por consequência, haver forte quebra de produção de fruta e outros alimentos essenciais, por falta de polinização na Primavera.

Vários disseram que até ao Natal precisariam de várias toneladas de açúcar para chegar para as suas necessidades.





O que posso fazer para apoiar esta causa?

A ESMTC é um dos pontos de recolha desta Rede solidária. Também estamos a recolher donativos de todos os que quiserem contribuir, mesmo que não façam parte da comunidade escolar.

Certamente, fazemos um especial apelo a alunos, funcionários, professores e simpatizantes da ESMTC que contribuam com pacotes de açúcar branco (não pode ser amarelo nem mascavado), rapadura de cana, mel, cera e também pode ser as sobras dos pacotinhos de açúcar do café… Se preferirem dar um donativo, 1€ p.ex. para a compra de alimento específico.

Podem deixar na caixa disponível na Sala do Mensageiro/Hall de entrada da ESMTC ou entregar na Secretaria.

A Escola fará chegar às pessoas que estão a recolher e que entregarão aos apicultores de Tondela, Oliveira do Hospital e outras regiões afectadas.

Agradecemos toda a vossa colaboração.





Outras Causas

Newsletter

Para qualquer informação
contacte-nos

Telefone: 213 475 605
e-mail : esmtc@esmtc.pt
Morada : Rua de Dona Estefânia, 175
Lisboa Portugal

Localização